New Fiesta hatch 1.6: avaliação completa

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O New Fiesta hatch é um daqueles casos de sucesso nos quatro cantos do planeta. Foi lançado pela Ford na Europa em 2008 – onde é chamado apenas de Fiesta –, ganhou vários prêmios de Carro do Ano e virou campeão de vendas no continente.

Nos Estados Unidos, a imprensa especializada elogiou, mas o público norte-americano, acostumado a espaço, não quis se espremer dentro do compacto. No Brasil, a função do New Fiesta nunca foi a se tornar campeão de vendas.

Ao menos por enquanto. Hoje, importado do México, ele compete no segmento de compactos superiores e se vale de seu grande arsenal tecnológico para conseguir emplacar uma média de 1.110 unidades mensais desde a sua chegada, em outubro – mais de um ano após o lançamento do sedã.

Não é muito, mas o suficiente para emprestar uma imagem mais requintada e moderna para a Ford no Brasil.

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Essa tarefa de “carro de imagem” do New Fiesta vai mudar nos próximos anos. A Ford não confirma nem nega, mas é certo que o hatch será feito no Brasil em 2013, na fábrica da marca em Camaçari, Bahia, onde é feito atualmente o antiguinho Fiesta Rocam.

Já neste ano, a mesma plataforma do modelo trazido atualmente do México será aplicada ao novo EcoSport, já em fase de pre-produção na unidade industrial baiana.

Por agora, o modelo se situa em um segmento bem específico do mercado brasileiro, o dos chamados compactos superiores. Na essência, são carros com dimensões compactas, mas com motores mais potentes, mais equipados e melhor acabamento que os de entrada.

A briga fica então com Fiat Punto, Volkswagen Polo e Honda Fit – modelos com características semelhantes. As qualidades do representante da Ford eram claras, mas o preço alto assustava os compradores.

Na tentativa de se tornar mais competitivo no mercado, desde janeiro, a fabricante reduziu o preço tanto do hatch como do sedã em R$ 3,5 mil. E não retirou nenhum equipamento. Assim, a disputa ficou mais acirrada.

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O New Fiesta hatch é vendido em versão única, a SE, mas traz três níveis de equipamentos diferentes. No de entrada, o preço é de R$ 45.950 e já inclui ar, direção, trio elétrico, rodas de liga leve e rádio com tocador de CD e MP3.

A intermediária ainda recebe airbag duplo, ABS com assistente de partida em aclives, controle de estabilidade e tração rádio com Bluetooth e sistema o Sync – recurso de reconhecimento de voz feito em parceria com a Microsoft. O preço é de R$ 48.450.

A topo, por R$ 52.450, ganha sete airbags, rodas de liga leve de 16 polegadas, bancos de couro, retrovisores com repetidores de seta e aviso de ponto cego.

Apesar da sedutora lista de equipamentos – principalmente na intermediária, que tem itens interessantes e preço competitivo –, um dos destaques absolutos do New Fiesta hatch é o design. É uma das melhores traduções do estilo Kinetic usado pela Ford.

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A frente tem uma grade bem discreta, mas um entrada de ar generosa no para-choque. Os faróis são afilados e sobem na diagonal.

O capô é curto e recheado de ressaltos. De lado, o New Fiesta se destaca pela sua silhueta. A combinação do caimento acentuado do teto e a linha de cintura ascendente cria um efeito agressivo e dá um aspecto bem esportivo ao carro.

A traseira é marcada pelo para-choque alto e pelas gordas lanternas triangulares sobre a coluna, que imprimem um visual bem robusto ao carro. A tampa do porta-malas também recebe ressaltos e vincos. Para completar, a Ford ainda instalou um aerofólio sobre o vidro traseiro.

A mecânica também agrada, com o motor Sigma 1.6 16V de 115 cv e 16,2 kgfm de torque com etanol, além da plataforma moderna.

E, mesmo com a proposta do carro não seja de ser um campeão de vendas, a rebaixa de preços pode ajudar a melhorar o desempenho do compacto da Ford por aqui.

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Ponto a ponto

Desempenho – O bom motor Sigma 1.6 16V é um dos destaques do New Fiesta. Todo feito em alumínio, desenvolve boa força. Assim, o hatch da Ford apresenta desempenho dos mais interessantes. O propulsor tem baixa inércia e ganha giros com facilidade.

Rapidamente, a faixa das 3 mil rpm é superada. A partir daí, o carro fica bem ágil e apresenta ótimas retomadas. O câmbio manual, porém, não acompanha o ótimo comportamento do motor. Os engates são um tanto imprecisos e ásperos. Nota 8.

Estabilidade – De maneira geral, o New Fiesta é muito estável. A plataforma tem boa rigidez torcional e a suspensão tem calibração afinada. Assim, não é difícil se animar no volante do hatch da Ford.

O comportamento dinâmico dá vontade de acelerar mais fundo e encarar curvas com mais vigor. A partir da versão intermediária, o compacto da Ford vem equipado com controle de estabilidade e tração. A direção elétrica é bem precisa em alta velocidade e leve em velocidades baixas. Nota 8.

Interatividade – O pouco peso da direção elétrica em velocidades baixas transforma o New Fiesta em um carro muito fácil de manobrar. A visibilidade dianteira é correta, mas atrás o hatch é refém do design de sua traseira.

O vidro é pequeno e dificulta a visão do trânsito. O sistema de som tem teclas demais, o que dificulta um pouco o seu uso. Ao menos, tem boa interatividade com outros aparelhos e conta com o sistema Sync, que permite realizar funções apenas com a voz. Nota 7.

Consumo – O InMetro indica um consumo combinado razoável, de 8,1 km/l com etanol. Durante a avaliação, quando foi bem exigido, o New Fiesta manteve a média de 7,7 km/l. Nota 7.

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Conforto – O espaço interno é bom quando comparado com outros compactos do segmento. Quatro adultos viajam com absoluta tranquilidade. Os bancos tem espuma de densidade correta e abraçam os ocupantes.

O rodar do New Fiesta é macio. A suspensão tem arquitetura comum – McPherson na frente e eixo de torção atrás –, mas faz um bom trabalho filtrando as irregularidades. Nota 8.

Tecnologia – É um dos destaques do carro. Mecanicamente, o New Fiesta traz uma plataforma atualizada, lançada em 2008 na Europa, e um motor Sigma, de alumínio, multiválvulas e com comando simples no cabeçote, produzido no Brasil.

Entre os equipamentos embarcados, essa configuração intermediária já traz muita coisa interessante como o controle de estabilidade, o assistência de partida em aclives, o sistema de som Sync, airbag duplo e ABS. Nota 9.

Habitabilidade – O forte caimento do teto dificulta a tarefa de entrar na traseira do hatch. É comum resvalar a cabeça na moldura da porta. No resto, o New Fiesta se comporta de maneira decente. Existem porta-copos e nichos para guardar objetos de uso imediato e o porta-malas leva 290 litros – bem na média do segmento. Nota 7.

Acabamento – O interior do New Fiesta traz materiais emborrachados e agradáveis ao toque. Até os plásticos rígidos aparentam qualidade e têm boa textura. O desenho da cabine também é interessante. A Ford diz que se inspirou em telefones celulares e com isso, surgiu com um design moderno e tecnológico. É um diferencial para um carro da categoria dele. Nota 8.

Design – É o principal apelo da configuração hatch do New Fiesta. O conjunto da obra já agrada no sedã, mas no dois volumes ganha um toque de jovialidade e ousadia. O perfil mostra um caimento acentuado do teto, o que ajuda a deixar o modelo com um aspecto bem agressivo. Nota 9.

Custo/benefício – Em janeiro, a Ford abaixou o preço do New Fiesta hatch em R$ 3,5 mil. Isso reposicionou favoravelmente o carro em relação aos seus concorrentes. Agora, o preço inicial é de R$ 45.950 e completo atinge R$ 52.450.

Com motorização semelhante, concorrentes como Fiat Punto e Volkswagen Polo partem de cerca de R$ 44 mil. É verdade que o New Fiesta é mais caro, mas tem um projeto moderno, tem maiores recursos tecnológicos e uma lista de equipamentos muito interessante, além de atributos dinâmicos que agradam muito.

Mas, como está no alto do segmento de compactos, seu preço já rivaliza com o de modelos médios de entrada. Nota 6.

Total – O Ford New Fiesta hatch somou 77 pontos em 100 possíveis.

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Impressões ao dirigir – Versão brasileira

No resto do mundo, o New Fiesta é tratado como carro de entrada. E por isso traz versões básicas com motores menores e lista de equipamentos modesta.

Aqui no Brasil, a história é muito diferente. Ele encarna um papel de carro mais sofisticado.

Não apenas para brigar em um segmento superior, mas também para ajudar a trazer uma imagem mais tecnológica à Ford.

Esse é uma das principais funções do New Fiesta nesse começo de sua trajetória nacional. E, para isso, traz um conjunto dinâmico elogiável.

Os primeiros quilômetros a bordo do New Fiesta chegam a lembrar o Focus, modelo médio da própria Ford que é referência em dirigibilidade.

Claro que não é para tanto – o compacto não tem a suspensão traseira independente Multilink, por exemplo –, mas o comportamento é muito interessante.

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Apesar de ter peso semelhante aos seus rivais, a impressão geral é que o New Fiesta é um carro muito leve.

É fácil apontar a direção com o volante e o resto do automóvel seguir rapidamente. As rolagens de carroceria não incomodam e mantém a boa estabilidade geral do veículo.

O motor é outro que merece elogios. A unidade Sigma, feita no Brasil e enviada para o México, é construída em alumínio e gera 115 cv de potência e 16,2 kgfm de torque.

E casa muito bem com o compacto mexicano. Se no Focus falta força, no New Fiesta o desempenho é dos melhores.

As rotações sobem com facilidade e já a partir das 2 mil rotações já se sente o propulsor “animado”. Quando a agulha do conta-giros sobe mais, para casa das 3.500 rotações, o comportamento fica ainda melhor e as arrancadas são mais que satisfatórias.

A Ford também foi muito feliz no casamento do design de fora com o de dentro. Os dois seguem uma tendência moderna e tecnológica. Na cabine, os materiais empregados também agradam. Há plástico emborrachado e outros rígidos de bom toque espalhados pela cabine.

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O que causou algum estranhamento foram os barulhos ao rodar na unidade avaliada.

Quando o volante era virado de batente a batente, por exemplo, era possível ouvir a coluna de direção estalar, o que passava uma impressão de fragilidade.

Ficha técnica – Ford New Fiesta hatch SE 1.6 16V

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.596 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.

Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração na versão completa.

Potência máxima: 110 cv a com gasolina a 6.250 rpm e 115 cv com etanol a 5.500 rpm.

Torque máximo: 15,8/16,2 kgfm com gasolina/etanol a 4.250 rpm.

Diâmetro e curso: 79,0 mm X 81,4 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.

Aceleração 0–100 km/h: 12,1/11,7 segundos (gasolina/etanol).

Velocidade máxima: 190 km/h (gasolina/etanol).

Consumo: urbano 11,0/7,5 km/l, rodoviário 13,9/9,3 km/l e médio 12,1/8,2 km/l (gasolina/etanol).

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Oferece controle de estabilidade na versão completa.

Pneus: 185/60 R15 (195/50 R16 opcional).

Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS com EBD como opcional.

Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,06 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,45 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais dianteiros, do tipo cortina e para joelho do motorista como opcional.

Peso: 1.145 kg com 375 kg de carga útil.

Capacidade do porta-malas: 290 litros.

Tanque de combustível: 47 litros.

Produção: Cuautitlán, no México.

Itens de série: Ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, rádio/CD/MP3 com entrada auxiliar com seis alto-falantes, alarme perimétrico e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Preço: R$ 45.950.

Opcionais:

Pacote intermediário: Adiciona sistema SYNC com comandos de voz em português, rádio/CD/MP3/USB/Aux com seis alto-falantes, airbag duplo, ABS com assistente de partida em aclives e controle de estabilidade e de tração.

Preço: R$ 48.450.

Pacote completo: Adiciona rodas de liga leve de 16 polegadas, airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista, bancos de couro, retrovisores com repetidores, aquecimento e sensor ponto cego.

Preço: R$ 52.450.

Por Auto Press

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X