Nikola: fabricante de caminhões a hidrogênio não aguenta e pede falência nos EUA; empresa promete manter abastecimento até março

nikola 1
nikola 1

Mais um duro golpe para o consumidor americano, que em 2025 deverá receber uma saraivada de prejuízos de todo tipo e nem os caminhoneiros clientes da Nikola, escaparam dessa…

O fabricante de caminhões abastecidos com hidrogênio sucumbiu à crise interna e entrou oficialmente para o Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA.

Com somente US$ 47 milhões em caixa, a Nikola pediu recuperação judicial e já antecipou que o abastecimento dos caminhões vendidos, alimentados unicamente com hidrogênio, será garantido até março.

nikola 2
nikola 2

Quebrada, mas não de “asa”, a Nikola venderá ativos para honrar suas dívidas antes do pior. Em 2023, a empresa tinha US$ 464,7 milhões em caixa, mas isso caiu para US$ 198,3 milhões em setembro de 2024.

Descendo ladeira abaixo, a Nikola usará até o último centavo de dólar para se manter ativa até o apagar das luzes definitivamente.

A Nikola quer manter a rede de abastecimento Hyla e também o suporte de manutenção para os clientes, talvez na tentativa de que isso consiga manter parte da empresa.

nikola 3
nikola 3

Já produzir novos caminhões está fora de cogitação no mercado americano e mesmo no europeu, onde tinha o apoio da Iveco .

Steve Girsky, CEO da Nikola, explicou: “Nos últimos meses, tomamos inúmeras medidas para levantar capital, reduzir nossos passivos, limpar nosso balanço e preservar o caixa para sustentar nossas operações”.

Girsky disse mais: “Infelizmente, nossos melhores esforços não foram suficientes para superar esses desafios significativos, e o Conselho Administrativo determinou que o Capítulo 11 [recuperação judicial] representa o melhor caminho possível”.

nikola 4
nikola 4

Tendo vendido somente 200 caminhões em 2024, a Nikola realmente fez uma aposta equivocada no mercado americano, nenhum pouco receptivo ao hidrogênio.

No país, no caso dos automóveis, só se vende (pouco) na Califórnia, enquanto no mercado de caminhões, praticamente só a Nikola abordou o hidrogênio de forma mais direta.

Com caminhões estilosos com base Iveco, a Nikola conta ainda com um modelo 100% elétrico, mas mesmo assim, focada sempre nos EUA, não suportou a falta de dinheiro.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X