Nissan anuncia nova tecnologia de produção de motores para a próxima geração de carros e-Power

nissan cabeçote 1
nissan cabeçote 1

 A Nissan busca avançar no desenvolvimento de motores e anuncia agora que adotou o processo de assentamento de válvulas fabricados usando tecnologia de pulverização a frio, marcando uma aplicação pioneira no mundo em motores automotivos.

A tecnologia de pulverização fria agora está sendo aplicada pela Nissan em seu novo motor turboalimentado de 1.5 litro, o ZR15DDTe, projetado exclusivamente para geração de energia no trem de força híbrido e-Power de terceira geração.

O primeiro veículo globalmente a apresentar este novo sistema e-Power é o crossover compacto Qashqai, cuja produção começou na fábrica da Nissan em Sunderland, Reino Unido, em julho.

O novo motor turbo de 1,5 litro emprega o conceito Starc patenteado pela Nissan, que eleva a eficiência térmica para 42% ao estabilizar a combustão no cilindro.

Veja também

Trata-se de um nível térmico que se aproxima de propulsor de última geração de marcas como Toyota e BYD, usados em híbridos plug-in para alcançar autonomia acima de 2.000 km.

nissan cabeçote 2
nissan cabeçote 2

Um elemento-chave do conceito Starc é minimizar a turbulência do fluxo de ar da porta de admissão para a câmara de combustão, gerando assim um forte fluxo de ar.

Em motores convencionais, o projeto da porta de admissão é limitado pela necessidade de assentos de válvula sinterizados e encaixados por pressão, limitando a capacidade de otimizar o formato da porta para um fluxo de ar ideal.

Os engenheiros da Nissan enfrentaram esse desafio desenvolvendo um novo assento de válvula usando a tecnologia de pulverização a frio, um processo que permite a formação de um revestimento diretamente na superfície do cabeçote.

Isso elimina a necessidade de um componente separado para o assento de válvula e permite a criação de uma geometria otimizada da porta de admissão.

Além disso, em comparação com métodos semelhantes, sua maior condutividade térmica permite um melhor desempenho de resfriamento ao redor das válvulas.

O novo assento de válvula é produzido pela pulverização de pós-metálicos diferentes em velocidade supersônica na superfície do cabeçote do cilindro de liga de alumínio, formando um revestimento robusto e durável que adere fortemente sem derreter o material de base.

Nissan planeja introduzir o novo e-Power nos EUA e Canadá na próxima geração do Rogue, bem como no Japão com a nova minivan Elgrand no ano fiscal de 2026.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.