
A Nissan busca avançar no desenvolvimento de motores e anuncia agora que adotou o processo de assentamento de válvulas fabricados usando tecnologia de pulverização a frio, marcando uma aplicação pioneira no mundo em motores automotivos.
A tecnologia de pulverização fria agora está sendo aplicada pela Nissan em seu novo motor turboalimentado de 1.5 litro, o ZR15DDTe, projetado exclusivamente para geração de energia no trem de força híbrido e-Power de terceira geração.
O primeiro veículo globalmente a apresentar este novo sistema e-Power é o crossover compacto Qashqai, cuja produção começou na fábrica da Nissan em Sunderland, Reino Unido, em julho.
O novo motor turbo de 1,5 litro emprega o conceito Starc patenteado pela Nissan, que eleva a eficiência térmica para 42% ao estabilizar a combustão no cilindro.
Veja também
Trata-se de um nível térmico que se aproxima de propulsor de última geração de marcas como Toyota e BYD, usados em híbridos plug-in para alcançar autonomia acima de 2.000 km.

Um elemento-chave do conceito Starc é minimizar a turbulência do fluxo de ar da porta de admissão para a câmara de combustão, gerando assim um forte fluxo de ar.
Em motores convencionais, o projeto da porta de admissão é limitado pela necessidade de assentos de válvula sinterizados e encaixados por pressão, limitando a capacidade de otimizar o formato da porta para um fluxo de ar ideal.
Os engenheiros da Nissan enfrentaram esse desafio desenvolvendo um novo assento de válvula usando a tecnologia de pulverização a frio, um processo que permite a formação de um revestimento diretamente na superfície do cabeçote.
Isso elimina a necessidade de um componente separado para o assento de válvula e permite a criação de uma geometria otimizada da porta de admissão.
Além disso, em comparação com métodos semelhantes, sua maior condutividade térmica permite um melhor desempenho de resfriamento ao redor das válvulas.
O novo assento de válvula é produzido pela pulverização de pós-metálicos diferentes em velocidade supersônica na superfície do cabeçote do cilindro de liga de alumínio, formando um revestimento robusto e durável que adere fortemente sem derreter o material de base.
Nissan planeja introduzir o novo e-Power nos EUA e Canadá na próxima geração do Rogue, bem como no Japão com a nova minivan Elgrand no ano fiscal de 2026.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias