Nissan comemora 20 mil carros e-Power na América Latina; Brasil fica de fora

nissan kicks 2021 6
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Uma das inovações mais bem-sucedidas da Nissan já tem 20 mil clientes na América Latina, porém, nenhum deles fica no Brasil e isso não pode ser ignorado, mesmo que a marca japonesa já tenha promovido ela no país.

Trata-se da tecnologia e-Power, que a Nissan adicionou em alguns de seus modelos, desde o extinto Nissan Note até o nosso conhecido Kicks . Aliás, ele é um dos modelos que a marca vende com o e-Power nos países vizinhos.

Assim como o Nissan X-Trail e-Power, a marca já introduziu carros com extensor de alcance a gasolina e com propulsão elétrica em várias partes do globo.

nissan kicks 2021 5
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Guy Rodríguez , presidente da Nissan América Latina e vice-presidente corporativo da Nissan Motor Co., comenta: “Buscamos inovar em tudo que fazemos e foi justamente isso que nos trouxe até aqui”.

Rodríguez continua: “Sabemos que estamos desafiando o mercado, oferecendo a opção de uma tecnologia diferente que abra caminho para o futuro da mobilidade e se ajuste à demanda dos consumidores latino-americanos. Comemoramos este marco que faz parte de uma grande jornada”. 

Diferente dos híbridos comuns (HEV) e dos plug-in (PHEV), bem como dos elétricos (EV), o e-Power é um sistema de propulsão que consiste num motor HR12DE 1.2 de três cilindros que funciona unicamente como gerador.

nissan kicks 2021 4
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Ele não só alimenta o motor elétrico de tração, único que move o carro de fato, mas também alimenta a bateria de lítio colocada sob a parte traseira do veíoculo, garantindo parte da autonomia.

Sem recarga externa, o e-Power depende unicamente do combustível, no caso a gasolina, para continuar funcionando, mas com função regenerativa de energia nas desacelerações.

O e-Power parecia promissor para o Brasil, onde se esperava que a Nissan seguisse a Toyota, adotando o sistema flex para o motor 1.2 a gasolina, de modo a dispor de sistema no Kicks nacional. Todavia, a marca ainda não tem um carro eletrificado produzido no país.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X