Nissan cria exército de 3.000 funcionários para cortar custos e já encontra 1.600 soluções viáveis

nissan kicks platinum (3)
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A Nissan entrou em modo de sobrevivência e está levando a sério sua missão de cortar custos em escala global.

A montadora japonesa formou uma equipe de 3.000 funcionários dedicados exclusivamente a identificar e implementar medidas de economia, sob a liderança de Tatsuzo Tomita, apelidado pela mídia de “czar do corte de custos”.

Em apenas três meses, o grupo já sugeriu mais de 4.000 ideias, das quais 1.600 foram consideradas viáveis, segundo a AutoNews .

O trabalho vai desde detalhes logísticos até mudanças de design.

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Um exemplo simbólico são os encostos de cabeça: hoje, a variedade de modelos ocupa espaço equivalente a duas quadras de tênis em estoque e exige caminhadas de até 30 mil passos por dia para movimentação.

nissan kicks sense 2026 avaliação NA (9)
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Ao reduzir a quantidade de versões, a Nissan estima cortar custos e otimizar processos.

Outro alvo são os faróis. Atualmente, os modelos da marca projetam feixes de luz mais amplos do que a média da indústria, o que exige peças específicas e mais caras.

A ideia é padronizar as lanternas em linha com a concorrência, diminuindo a dependência de componentes exclusivos.

Até os corantes dos tecidos internos foram revisados: a tinta atual é resistente a raios UV, mas como os vidros dos carros já bloqueiam esse efeito, a Nissan passará a usar pigmentos mais simples e baratos.

As mudanças também atingem a logística.

avaliacao nissan kicks play sense (3)
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A empresa estuda enviar componentes pré-montados às fábricas para reduzir tempo e custos de produção, além de ampliar a rede de fornecedores chineses, que oferecem preços mais competitivos.

Apesar do rigor, Tomita insiste que a montadora não pretende “baratear” seus carros. Cada sugestão passa por uma análise rigorosa para garantir que itens perceptíveis ao cliente não percam qualidade.

“Nós criamos complexidade demais ao buscar volumes e muitas especificações próprias. Agora precisamos ser ágeis em um ambiente que muda rapidamente”, afirmou o executivo.

O aperto no cinto chega até à linha elétrica. A Nissan confirmou que o Ariya será descontinuado após 2025, parte de uma reavaliação mais ampla do portfólio para priorizar rentabilidade.

A decisão reforça o tom de urgência: a marca, que já foi pioneira com o Leaf, tenta evitar mais atrasos enquanto rivais como Tesla e BYD dominam o espaço dos EVs.

Para a Nissan, o recado é claro: só simplificando processos, cortando excessos e apostando em eficiência será possível voltar a ser competitiva em um mercado cada vez mais impiedoso.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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