Nissan destaca transformação da fábrica de Resende para produção do Novo Kicks

novo kicks resende 5
novo kicks resende 5

A Nissan detalhou o processo de transformação da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, que passou a produzir no país a segunda geração do Kicks, o novo SUV que assumiria as vendas do anterior.

Após receber R$ 2,8 bilhões, a planta da Nissan está trabalhando em novos projetos no Brasil, obrigando todas as áreas do centro de produção brasileiro a passar por adaptações.

Por exemplo, a área de plásticos, onde são injetadas e pintadas peças específicas para o Novo Kicks, recebeu uma nova injetora e novos equipamentos, como corte a laser e soldagem plástica por ultrassom.

Já a logística interna da fábrica fluminense foi reformulada com a readequação ou criação de novos espaços de armazenamento, para agilizar ainda mais a cadência de produção.

novo kicks resende 1
novo kicks resende 1

A fábrica de motores, onde o propulsor HR10 da Horse será montado, ganhou novos robôs, equipamentos e postos de trabalho, visando aumentar ainda mais a qualidade dos processos e reduzir o esforço dos funcionários nas operações.

Assim, a linha de produção do HR10 recebeu novos robôs para controlar o torque dos parafusos, um equipamento específico para fixação do turbo e sistemas de testes e avaliações do novo motor. O nível de automação da armação de carrocerias passou de 52% para 85%.

No total, foram instalados 98 novos robôs e criados 297 novos postos de trabalho no Complexo Industrial de Resende, que também ganhou 29 novos AGVs (Automatic Guided Vehicles), totalizando agora 202 robôs autoguiados que conduzem carrinhos de peças e plataformas.

novo kicks resende 3
novo kicks resende 3

Além disso, 1.228 novos equipamentos e dispositivos foram adotados nas mais diferentes áreas do centro de produção em Resende.

Fora os equipamentos e robôs instalados, vários processos foram revistos e mais de 100 funcionários foram enviados para treinamentos no Japão, e outros foram treinados em países como México, Inglaterra e EUA.

A marca japonesa contou ainda com o suporte de mais de 70 fornecedores, somando o apoio de 2.500 pessoas, com mais 400 funcionários contratados.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X