A Mitsubishi não dá uma boa lembrança na China, que dirá a Renault… A Nissan, assim como outros fabricantes estrangeiros, estão altamente preocupados com o rumo que o maior player global de carros está tomando.
Numa guerra de preços até 300 mil yuans, que está minando muita gente, a Nissan tem em vista resistir no que agora é o mercado mais desafiador do mundo. Para isso, o conceito Epic parece a cara certa para enfrentar os chineses locais.
O Epic faz parte de uma família de conceitos do projeto “The Arc” para manter a marca japonesa em dia num mercado volátil como é o chinês, bem distante da calmaria de anos anteriores, onde as estrangeiras não sabiam o que era concorrência.
Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan, comentou: “Conforme anunciamos em nosso novo plano de negócios, ‘The Arc’, a Nissan está comprometida com uma estratégia especialmente planejada para a China, para atingir o crescimento sustentável neste mercado em constante mudança”.
A Nissan busca com o Epic e seus irmãos Epoch, Era e Evo, atingir o consumidor jovem com carros elétricos e híbridos plug-in, num foco mais digital e alegre, sempre em parceria com a Dongfeng.
Com um design chamativo, o conceito da Nissan se espera ver por lá a partir de 2026 numa plataforma elétrica mais eficiente e com preço competitivo para brigar com players locais e atender ao que o chinês espera em tecnologia.
Antes, o preço era o fator principal para ir bem nessa guerra de preços, mas não adianta apenas ter valores menores, já que o chinês está antenado tecnologicamente e quer mais pelo que está sendo oferecido.
Vendo os custos internos crescerem mais rápido que a demanda, os fabricantes locais – tanto chineses quanto estrangeiros – têm um desafio enorme de oferecer mais por menos num ambiente onde a economia não se compara à era da combustão.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!