Se no Brasil a Nissan continua vendendo normalmente o Versa e o Sentra, nos EUA ela está aos poucos deixando os sedãs de lado, em sua linha de produtos.
E podemos supor que isso, embora seria negado pela Nissan do Brasil, poderia fazer com que o Versa saísse de linha por aqui também, depois de alguns anos, afinal, a marca não teria como manter um modelo muito defasado sendo vendido por muito tempo.
Hoje, ela tem apenas três sedãs sendo vendidos nos EUA, Versa, Sentra e Maxima, em ordem de tamanho e preço.
Dois destes sairão de linha em breve, com o Versa de ano/modelo 2025 sendo o último a sair das linhas de montagem.
Mais especificamente, o modelo deixará de ser fabricado em abril de 2025. A informação foi passada de fontes internas da empresa nos EUA, para o site Automotive News.
Depois, o sedã Altima, que é visto como sendo de tamanho médio por lá, mas sendo bem grande, para os padrões brasileiros, deverá ter sua produção encerrada no ano/modelo 2026.
Ambos, que estão nas pontas da linha de sedãs da marca nos Estados Unidos, não tem nova geração planejada, tudo graças à preferência do mercado unicamente por SUVs, um fenômeno mundial.
O sedã Maxima já não está mais disponível. O modelo, grande até para os padrões norte-americanos, saiu de linha no ano passado.
A Nissan tinha até planos de descontinuar o Altima ainda na linha 2025, pois a fábrica que produz o modelo, de Canton, Mississipi, já está sendo pouco utilizada, em comparação com sua capacidade máxima.
O Altima é o único sedã da empresa que ainda tem alguma pequena chance de ser renovado para uma próxima geração. Isso ainda estaria sendo considerado.
Se este for o caso, o modelo seria vendido como híbrido ou híbrido plug-in.
Nos EUA, a Nissan está tentando simplificar sua linha de produtos, e a reorientar para um futuro totalmente elétrico. Só que para isso, ela tirará das mãos de sua rede de concessionárias os modelos mais simples e baratos, como o Versa.
Hoje, ele é o carro mais barato vendido nos EUA, com preços que começam no valor de 17.245 dólares, com frete incluso.
Essa decisão vai um pouco na contramão do que o mercado dos EUA está vendo no momento. Muitas pessoas não tem dinheiro para comprar carros mais caros, por isso a demanda pelos sedãs Versa e Sentra aumentaram 62 e 55%, respectivamente, no período de janeiro a junho deste ano de 2024.
Só que aí entra aquele dilema: ganhar uma boa fatia do mercado vendendo carros baratos, ou se acomodar vendendo carros caros para um número cada vez menor de consumidores?
Os clientes da marca parece gostar muito de seus sedãs, especialmente o Sentra, que tem uma maior porcentagem de outros Sentras, mais antigos, dados como troca na hora de comprar um novo, do que acontece com os sedãs de outras marcas.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!