O Nissan Kicks é um dos SUVs mais emplacados do mercado, alia motorização robusta, design atraente e bom pacote de opcionais.
A versão Exclusive é a de topo do modelo e avaliamos uma unidade para você na concessionária.
Abaixo estão todos os detalhes.
A versão Exclusive do Kicks está disponível na configuração padrão, partindo de R$ 153.990,00 e com o pacote Tech, que parte de R$ 155.990,00.
Na versão padrão, vem de série com:
Rodas de liga 17”, acabamento premium preto, abertura e fechamento das portas através de controle remoto, acendimento inteligente dos faróis, ar-condicionado automático digital, chave inteligente presencial, controle do piloto automático no volante, painel multifuncional em HD de 7″, volante com regulagem de altura e profundidade, faróis dianteiros em LED, lanternas traseiras em LED, airbags duplos frontais, airbags laterais e de cortina, visão 360° inteligente, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina em LED, freios ABS com EBD e assistência de frenagem, sensor de estacionamento traseiro, sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), multimídia de 8″, Apple CarPlay e Android Auto, sistema premium de som BOSE com 8 alto-falantes e mais.
No pacote Tech são adicionados itens como alerta de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, assistente inteligente de frenagem, faróis com ajuste de intensidade e alerta de colisão frontal.
Performance não é o foco
O Kicks, independentemente da versão, vem equipado com o motor 1.6 aspirado, que rende 113 cv e 15,3 kgfm de torque no álcool, números nada surpreendentes.
Acoplado sempre ao câmbio CVT, o 0 a 100 km/h é feito na casa dos 11,8 segundos, com velocidade máxima de 175 km/h.
O Creta tem números parecidos, 0 a 100 km/h em 11,5 s e uma velocidade máxima de 180 km/h.
T-Cross leva vantagem, com o 0 a 100 km/h sendo feito na casa dos 10s e tendo uma velocidade máxima de 187 km/h.
O Pulse, com o motor Turbo de três cilindros, faz 0 a 100 km/h em cerca de 9,4s, e tem velocidade máxima de 189 km/h.
O Tracker 1.0 turbo tem o 0 a 100 km/h em 10,9s e velocidade máxima de 177 km/h.
Nivus acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 s e tem velocidade máxima de 189 km/h.
O Fastback faz o 0 a 100 km/h em 9,4 com final de 193 km/h.
No quesito consumo, o Nissan Kicks faz com etanol 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na rodovia, já na gasolina são 11,4 km/l na cidade e 13,8 km/l na rodovia.
Creta, rodando com etanol, faz 8,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na rodovia, enquanto na gasolina são 11,9 km/l e 12,6 km/l, respectivamente.
O consumo do Nivus fica na casa dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na rodovia rodando com etanol, 12 km/l na cidade e 14 km/l na rodovia rodando com gasolina.
Já o Pulse, no etanol, faz 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l em rodovia. Na gasolina, são 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l em rodovia.
Design bonito, com foco para a dianteira
O Kicks agrada boa parte do público com seu design moderno e bem refinado.
Na dianteira, os faróis ganham destaque, apontando para o centro, levemente angulados para cima em direção à lateral.
São pontudos e têm desenho agressivo, ficando um pouco afundados em relação ao para-choque.
Embaixo deles, um friso cromado desce em direção à porção inferior da grade.
A grade tem acabamento em preto brilhante, proporções generosas, fazendo com que tome boa parte da área frontal, sendo o principal acerto da dianteira, trazendo modernidade e imponência.
O logo da Nissan modernizado se encontra na porção superior da grade, com fundo preto, aro cinza e escrita em branco.
Na parte inferior do para-choque, um friso cromado arremata bem o conjunto.
Os faróis de neblina ficam dentro de um acabamento preto brilhante generoso, que fica em um rebaixo no para-choque.
Indo para a lateral, a porção inferior dela, assim como os contornos do para-lama, tem acabamento em plástico preto fosco, que simula um ar off-road, mas eventualmente poderia receber a pintura na cor da lataria.
As colunas também recebem o mesmo acabamento, ali combina mais.
As rodas de aro 17″, face diamantada e fundo preto casam muito bem com o desenho do carro e são um acerto da montadora, sem desenho extravagante, apenas o simples bem feito.
Chegando à traseira, as lanternas têm um formato complexo, que dão personalidade para o modelo, são unidas entre si, formando um conjunto predominantemente vermelho.
Um aerofólio está presente no final do teto, dando bom acabamento ao modelo.
Na porção inferior, o para-choque tem um filete em preto, mas é predominantemente pintado na cor da carroceria.
O logo da Nissan fica entre as lanternas e no canto inferior esquerdo do porta-malas está o modelo “Kicks” cromado, deixando a traseira limpa e livre de emblemas, muito acertado por parte da Nissan.
Interior diferenciado
Talvez não seja o interior mais sofisticado e bonito do mercado nessa faixa de preço, mas pelo menos o Kicks tem um visual diferenciado, mesclando acabamentos claros e escuros em boa parte dos componentes.
A primeira evidência disso são os bancos, com couro claro nas abas e escuro no assento e apoio de costas, tem desenho bonito e pouco esportivo, acertado para a proposta.
No encosto de cabeça se vê o logo da Bose, que faz parte do conjunto sonoro premium do modelo.
As forrações de porta são um tanto quanto simples e lisas demais, acabamento preto em sua grande parte, couro claro no apoio de braços e acabamento prateado no puxador de porta e maçaneta.
O volante é bonito, com base reta, costuras claras, botões multifuncionais em preto fosco, raio com acabamento prateado.
O cluster é mesclado entre digital e analógico, ficando para o velocímetro a parcela analógica.
A central multimídia não é grande, tem bom acabamento e cumpre bem sua função, apesar de não ser linda, fica bem posicionada no painel e não atrapalha o conjunto.
Embaixo dela, os botões de acionamento do ar-condicionado são discretos e recebem acabamento preto brilhante.
O painel tem acabamento em couro claro, que traz uma certa sofisticação para o conjunto. Talvez não seja o mais bonito, mas ainda assim tem seu mérito.
O console central é simples e funcional, com carregador de celular por indução, manopla de câmbio com acabamento prateado, botão de partida e acabamento em preto brilhante.
No banco de trás, o espaço para as pernas é bom e garante uma viagem confortável.
O padrão do acabamento é mantido na segunda fileira, com algumas perdas nas forrações de porta.
O porta-malas é amplo, atendendo tranquilamente à proposta do carro.
De olho no pódio
Atualmente, o Nissan Kicks é o quarto SUV mais emplacado do mercado, com 33.999 unidades no período de janeiro a julho de 2024.
O terceiro colocado, Tracker, emplacou 35.256 unidades no período, enquanto o Creta, segundo colocado, 37.812 unidades.
O campeão da categoria continua sendo o T-Cross, com 39.703 unidades emplacadas.
Kicks vende mais que Nivus, Renegade, Fastback e Pulse, para efeito de comparação, mas todos eles emplacaram mais de 20.000 unidades no período, sendo que o Nivus emplacou 31.436, na cola do Kicks.
Bom custo-benefício, design acertado e acabamento bom pesam a favor do Kicks, que perde eventualmente potenciais compradores por não ter motor turbo.
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