As famílias brasileiras mantêm um forte interesse nos SUVs, sempre buscando veículos que ofereçam espaço, bom nível de equipamentos e eficiência.
Nesse contexto, o Nissan Kicks e o Fiat Fastback destacam-se como excelentes opções.
Ambos estão entre os modelos mais vendidos do segmento, mas cada um possui características distintas que podem atrair diferentes perfis de compradores.
Dependendo das suas prioridades, um desses SUVs pode ser a escolha perfeita para você.
Confira!
O preço quase imbatível do Kicks
O Kicks não teve mudanças recentes e segue na linha 2024, visto que vai mudar no próximo ano. Mesmo assim, o preço inicial na versão Active subiu para R$ 114 mil, ou R$ 116 mil se acrescentar a central multimídia.
No meio da gama, o modelo tem as versões Sense e Advance, com valores entre R$ 118 mil e R$ 141 mil. No topo, a opção Exclusive fica entre R$ 154 mil e R$ 156 mil, lembrando que ela e a Advance possuem pacotes opcionais.
O motor em todas as configurações é o 1.6 aspirado de 113 cv, pelo menos por enquanto. Em 2025, o Kicks deve estrear o novo propulsor 1.0 turbo, que virá junto com diversas outras novidades tecnológicas.
Descubra quanto custa o Kicks 2024:
- Kicks Active 1.6 CVT – R$ 114.190
- Kicks Active 1.6 CVT + Multimídia – R$ 116.190
- Kicks Sense 1.6 CVT – R$ 118.290
- Kicks Advance 1.6 CVT – R$ 139.490
- Kicks Advance 1.6 CVT + Pack Plus – R$ 141.690
- Kicks Exclusive 1.6 CVT – R$ 153.990
- Kicks Exclusive 1.6 CVT + Pack Tech – R$ 155.990
O preço inicial do Fastback 2025 é um pouco mais alto, partindo de R$ 120 mil na versão de entrada. Para chegar na intermediária Audace, o salto é grande, pois ela custa R$ 149 mil.
A última e mais cara opção com o motor 1.0 turbo de 130 cv é a Impetus, que sai por R$ 159 mil. Acima dela está a dupla Limited Edition e Abarth, que ficam entre R$ 163 mil e R$ 166 mil, usando o propulsor 1.3 turbo de 185 cv.
Confira quanto custa o Fastback 2025:
- Fastback 1.0 Turbo CVT – R$ 119.990
- Fastback Audace 1.0 Turbo CVT – R$ 148.990
- Fastback Impetus 1.0 Turbo CVT – R$ 158.990
- Fastback Limited Edition 1.3 Turbo AT – R$ 162.990
- Fastback Abarth 1.3 Turbo AT – R$ 165.990
VENCEDOR: Kicks.
O Fastback é mais caro por um motivo
Para saber quem oferece o melhor custo-benefício, vamos fazer alguns comparativos entre esses rivais. O primeiro embate é entre o Kicks Sense (R$ 118.290) e o Fastback 1.0 Turbo (R$ 119.990).
O Fastback é mais equipado, sendo o único com rodas aro 17, faróis em LED, sensor de estacionamento, A/C automático com saída traseira, paddle-shifts, apoio de braço dianteiro, start/stop e freio de estacionamento elétrico com Auto Hold.
Enquanto isso, o Kicks tem apenas airbags de cortina, sensor crepuscular, faróis com regulagem de altura e volante com ajuste de profundidade como itens exclusivos. Se o rival da Fiat viesse com 6 airbags, a situação ficaria ainda melhor para seus compradores.
Pulando para as versões intermediárias, temos a briga entre Kicks Advance Pack Plus (R$ 141.690) e Fastback Audace (R$ 148.990). A diferença de preço acaba sendo justificada, pois o Kicks não tem nada que seu rival também não ofereça.
Enquanto isso, o Fastback ainda é equipado com assistente de farol alto, alerta de mudança de faixa com assistente de permanência, alerta de colisão frontal, sensor de chuva, partida remota e carregador por indução.
Finalmente, temos o comparativo entre Kicks Exclusive Pack Tech (R$ 155.990) e Fastback Impetus (R$ 158.990), modelos com preços mais próximos. Pela primeira vez, o Nissan é mais equipado.
Como itens exclusivos, o Kicks mais caro oferece câmera 360º, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e sistema de som premium com alto-falantes no encosto de cabeça.
Enquanto isso, o Fastback tem rodas aro 18 e sensores dianteiros como diferenciais.
Vale lembrar que as versões mais caras do Fiat não entraram no comparativo por não terem um rival de preço similar no lado da Nissan. De qualquer forma, na maioria dos confrontos o Fastback foi melhor.
VENCEDOR: Fastback.
Desempenho e economia
As vendas do Kicks continuam em alta, mas seus compradores ficarão felizes quando o modelo mudar o motor no próximo ano. Por enquanto, ele segue como um dos poucos no segmento a oferecer apenas um propulsor aspirado.
Estamos falando do 1.6 de até 113 cv e 15,3 kgfm, que perde ainda mais qualquer emoção por ser ligado ao câmbio CVT de 6 marchas. Sua aceleração até os 100 km/h é feita em 11,8 segundos, com máxima de 175 km/h.
Já o Fastback começa com o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, com câmbio CVT de 7 marchas. Usado na maioria das versões, ele leva 9,4 segundos até atingir 100 km/h e alcança a velocidade final de 193 km/h.
Nas versões mais caras, o modelo usa o propulsor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas. Na versão Limited, são 8,1 segundos e 210 km/h, enquanto a Abarth faz o mesmo em 7,6 segundos e atinge 220 km/h.
No consumo, o Kicks também não consegue superar seu rival, tendo números parecidos com o Fastback Limited 1.3 Turbo. O mais econômico é o Fastback 1.0 Turbo, enquanto a versão Abarth é a que mais gasta.
Consumo | Kicks | Fastback 1.0 Turbo | Fastback Limited | Fastback Abarth |
Cidade – etanol | 7,8 | 8,4 | 7,8 | 7,2 |
Cidade – gasolina | 11,4 | 11,9 | 11,4 | 10,3 |
Estrada – etanol | 9,5 | 10,2 | 9,7 | 9,3 |
Estrada – gasolina | 13,8 | 14,6 | 13,7 | 13,1 |
VENCEDOR: Fastback.
Porta-malas de SUV grande
Talvez seja difícil descobrir qual é mais espaçoso se olhamos apenas os números da ficha técnica.
De um lado, o Fastback é mais comprido (4,42 x 4,31) e mais largo (1,77 x 1,76), enquanto o Kicks é mais alto (1,59 x 1,54) e tem maior entre-eixos (2,61 x 2,53).
Na prática, o espaço para os passageiros traseiros é parecido nos dois SUVs, mas eles também apresentam algumas diferenças.
O Kicks oferece um banco com posição mais confortável e tem mais espaço para os pés, enquanto o Fastback tem saída traseira do ar-condicionado e iluminação na segunda fileira.
O equilíbrio, porém, termina por aqui, pois quando falamos do espaço no porta-malas a vantagem é toda do modelo da Fiat. Com 516 litros, o Fastback vê poucos rivais chegarem perto, ainda que o Kicks também seja elogiado com seus 432 litros.
No final, os dois oferecem um conforto similar para quem viaja no banco traseiro, mas você consegue levar mais bagagem se optar pelo italiano.
VENCEDOR: Fastback.
Economize na manutenção
As duas marcas tem um programa de manutenção similar, com revisões a cada 10.000 km ou 12 meses e uma garantia de 3 anos para todas as versões.
No lado da Nissan, as paradas ficam sempre entre R$ 615 e R$ 918, totalizando R$ 4,6 mil até os 60.000 km.
Enquanto isso, a Fiat cobra entre R$ 692 e R$ 1.452, chegando a R$ 5,1 mil nas versões 1.0 turbo e R$ 5,9 mil nos modelos 1.3 turbo.
De qualquer forma, o custo do Kicks é menor.
Revisões | Kicks | Fastback 1.0 Turbo | Fastback 1.3 Turbo |
10.000 km | R$ 615,00 | R$ 692,00 | R$ 784,00 |
20.000 km | R$ 918,00 | R$ 708,00 | R$ 908,00 |
30.000 km | R$ 615,00 | R$ 864,00 | R$ 784,00 |
40.000 km | R$ 918,00 | R$ 908,00 | R$ 1.124,00 |
50.000 km | R$ 615,00 | R$ 724,00 | R$ 816,00 |
60.000 km | R$ 918,00 | R$ 1.204,00 | R$ 1.452,00 |
TOTAL | R$ 4.599,00 | R$ 5.100,00 | R$ 5.868,00 |
VENCEDOR: Kicks.
O Kicks vende mais
O Kicks vive um bom momento no mercado brasileiro. Entre janeiro e julho de 2024, foram 33.999 unidades e a 4ª posição do segmento, enquanto o Fastback aparece na 8ª colocação com 27.384 emplacamentos no mesmo período.
Curiosamente, os dois tiveram excelentes vendas em julho, com 5.819 unidades do Kicks e 5.651 vendas do Fastback.
Mesmo assim, os resultados acumulados mês a mês colocam o modelo da Nissan numa posição melhor.
Aliás, o Kicks ainda pode melhorar até o final do ano, pois o Tracker vendeu 35.256 unidades até aqui e pode ser ultrapassado pelo rival japonês.
VENCEDOR: Kicks.
Conclusão
Neste comparativo, não houve empate em nenhuma categoria individual, mas o resultado final revelou um equilíbrio interessante entre os dois modelos analisados.
O Kicks se destaca como uma opção mais econômica, tanto na aquisição quanto nos custos de manutenção, além de ser mais vendido que o rival em nosso mercado.
Por outro lado, o Fiat Fastback se sobressai em diversos aspectos. Ele oferece um nível superior de equipamentos em várias versões, motores mais eficientes e um espaço interno mais generoso tanto para os ocupantes quanto para as bagagens.
Em síntese, a Nissan apresenta um veículo altamente racional com o Kicks, que promete ainda mais melhorias com a futura introdução do motor 1.0 turbo.
Já o Fastback representa o ápice da tecnologia da Fiat, complementado por um porta-malas que convence qualquer família.
Fichas técnicas
Kicks |
Fastback |
|
Preço | R$ 114.190 a R$ 155.990 | R$ 119.990 a R$ 165.990 |
Motor | 1.6 aspirado | 1.0 turbo ou 1.3 turbo |
Potência e torque | 113 cv e 15,3 kgfm | 1.0 turbo – 130 cv e 20,4 kgfm |
1.3 turbo – 185 cv e 27,5 kgfm | ||
Câmbio | CVT de 6 marchas | CVT ou AT6 |
Aceleração e velocidade máxima | 11,8s e 175 km/h | 1.0T – 9,4s e 193/196 km/h |
1.3T – 8,1/7,6s e 210/220 km/h | ||
Consumo cidade | 7,8 km/l (E) e 11,4 km/l (G) | 1.0T – 8,4 km/l (E) e 11,9 km/l (G) |
1.3T – 7,8 km/l (E) e 11,4 km/l (G) | ||
Consumo estrada | 9,5 km/l (E) e 13,8 km/l (G) | 1.0T – 10,2 km/l (E) e 14,6 km/l (G) |
1.3T – 9,7 km/l (E) e 13,7 km/l (G) | ||
Rodas e pneus | 205/60 R16 ou 205/55 R17 | 205/50 R17 e 215/45 R18 |
Medidas | comprimento, 4,31 m; altura, 1,59 m; largura, 1,76 m; entre-eixos, 2,61 m | comprimento, 4,42 m; altura, 1,54 m; largura, 1,77 m; entre-eixos, 2,53 m |
Tanque | 41 litros | 47 litros |
Porta-malas | 432 litros | 516 litros |
Peso | 1.122 a 1.139 kg | 1.253 kg a 1.304 kg |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!