
A Nissan está prestes a dar um passo ousado na eletrificação de seus modelos ao apresentar um sistema solar no teto do Sakura, seu carro elétrico mais vendido no Japão.
Chamado de “Ao-Solar Extender”, o novo sistema será mostrado ao público no Japan Mobility Show, que começa no dia 30 de outubro, em Tóquio.
A proposta da marca é simples e ambiciosa: aproveitar a luz solar para gerar energia suficiente para garantir até 3.000 km de autonomia extra por ano — o equivalente a cerca de 1.860 milhas.
O sistema será acoplado ao teto do Sakura e conta com uma estrutura retrátil que se expande quando o carro está estacionado, aumentando a área de captação solar.
Veja também

Com isso, o sistema pode alcançar até 500 Watts de geração de energia em condições ideais.
Mesmo com o painel fechado, durante o uso diário ou em movimento, o teto solar ainda é capaz de gerar até 300 Watts.
Em dias chuvosos, quando a incidência solar é menor, o sistema continua funcionando com potência reduzida, chegando a até 80 Watts.
Segundo a Nissan, o desenvolvimento foi liderado por uma equipe focada em tornar o sistema viável para uso real — e não apenas um conceito de feira.

A diferença, neste caso, é que a marca japonesa pretende realmente colocar o Ao-Solar Extender no mercado em breve, com planos de lançamento comercial já em estudo.
Apesar de outras montadoras já terem testado painéis solares em protótipos, a proposta da Nissan se destaca pela praticidade e aplicação em um modelo urbano e compacto como o Sakura.
O carro elétrico já é líder absoluto de vendas no Japão entre os EVs há três anos, sendo elogiado pelo custo-benefício e pela autonomia suficiente para o dia a dia.
Com o novo sistema solar, o Sakura ganha um reforço extra para quem busca economia total no uso diário — especialmente em centros urbanos com grande incidência de sol.
A Nissan ainda não revelou o custo do equipamento nem se será oferecido como item opcional ou de série em futuras versões do carro.
Mais informações devem ser divulgadas durante o Japan Mobility Show, que terá início para a imprensa no dia 29 de outubro.
Se os planos da montadora se concretizarem, o Sakura pode se tornar um dos primeiros carros de produção do mundo a oferecer autonomia solar real, sem depender exclusivamente da tomada para se manter rodando.
Em tempos de alta nos custos de energia e crescente busca por soluções sustentáveis, a ideia de um EV que se recarrega ao sol — mesmo em dias nublados — parece cada vez mais promissora.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










