Nissan lança SUV elétrico moderno que pode salvar a marca de seus problemas financeiros

nissan nx8 (1)
nissan nx8 (1)

Enquanto a Nissan tenta se reencontrar em mercados tradicionais como o norte-americano, seu verdadeiro renascimento pode já estar acontecendo — só que na China.

A montadora acaba de apresentar oficialmente o NX8, um crossover elétrico de médio porte que une design moderno, tecnologia avançada e versões totalmente elétricas e híbridas.

O modelo foi revelado após imagens vazarem através do Ministério da Indústria da China (MIIT), antecipando o que agora parece ser um dos produtos mais promissores da marca nos últimos anos.

O NX8 será vendido inicialmente em duas variantes: uma 100% elétrica e outra com motorização híbrida do tipo EREV (veículo elétrico com extensor de autonomia a combustão).

Veja também

nissan nx8 (2)
nissan nx8 (2)

Na versão elétrica, o SUV utiliza arquitetura de 800V e baterias LFP fornecidas pela CATL, com tecnologia de recarga ultrarrápida de 5C — ou seja, capaz de carregar totalmente em até 12 minutos.

A motorização elétrica entrega entre 290 e 335 cv, dependendo da configuração escolhida, com tração dianteira e foco em desempenho urbano eficiente.

Já a versão híbrida combina um motor 1.5 a gasolina de 145 cv com um motor elétrico de 260 cv, oferecendo cerca de 180 km de autonomia elétrica (ciclo chinês), segundo projeções baseadas nos números do sedã N6.

Ambas as configurações compartilham o novo estilo visual da linha “N”, desenvolvida pela joint-venture Dongfeng Nissan exclusivamente para o mercado chinês.

nissan nx8 (3)
nissan nx8 (3)

A série “N” já mostrou força com o sedã elétrico N7 e o híbrido N6, que venderam mais de 10 mil unidades logo nas primeiras semanas.

No entanto, apesar do sucesso e do apelo evidente do NX8, não há sinais de que o modelo será levado para os EUA, Europa ou América Latina.

E isso gera frustração.

Nos Estados Unidos, a Nissan luta para se manter competitiva com uma linha considerada defasada por muitos especialistas — como o Rogue, que recentemente reapareceu em nova geração com base antiga da Mitsubishi.

A estratégia de manter o que há de mais moderno restrito ao mercado chinês levanta questionamentos sobre o plano global da montadora.

nissan nx8 (4)
nissan nx8 (4)

Com autonomia competitiva, carregamento de ponta, design sofisticado e uma abordagem flexível entre elétrico e híbrido, o NX8 parece ter tudo para atrair consumidores fora da Ásia.

O lançamento oficial para o público chinês está previsto para abril de 2026, e não seria exagero dizer que o modelo tem potencial para liderar uma eventual reviravolta da Nissan no ocidente — se a empresa decidir ousar.

Por enquanto, o NX8 serve como exemplo de que a Nissan ainda é capaz de inovar e oferecer produtos realmente competitivos — só precisa lembrar de disponibilizá-los para o resto do mundo.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.