Nissan Qashqai estreará propulsão e-Power de nova geração; SUV vendido na Europa pode rodar mais de 1.000 km com um tanque

nissan qashqai epower 2026 1
nissan qashqai epower 2026 1

O sistema e-Power se renovou, mas mantém o conceito de motor a gasolina usado somente para gerar eletricidade, esta distribuída diretamente ao motor elétrico para acionar as rodas, bem como para carregar a bateria, se necessário.

Na Europa, a tecnologia já está presente há quatro anos e agora o Novo Nissan Qashqai chegará ao mercado do velho continente com esta tecnologia renovada a partir de setembro.

nissan qashqai epower 2026 2
nissan qashqai epower 2026 2

Ao contrário dos híbridos tradicionais, o e-Power não tem caixa de câmbio e acoplamento complexos para combinar a potência da gasolina com a energia elétrica para acionar as rodas, o que significa que a resposta é instantânea e a condução é sempre suave, como em um veículo elétrico.

E, assim como em um veículo elétrico, o sistema de frenagem regenerativa do e-Power converte energia cinética em energia elétrica, armazenada na bateria.

nissan qashqai epower 2026 3
nissan qashqai epower 2026 3

O novo e-Power do Nissan Qashqai centra-se numa unidade de propulsão modular 5 em 1 recém-desenvolvida, que integra motor elétrico, gerador, inversor, redutor e multiplicador de torque em um conjunto compacto e mais leve.

Combinado com melhorias na calibração do motor e no isolamento acústico, o sistema reduz o ruído e a vibração sob carga. No geral, a potência aumentou 15 cavalos, atingindo um máximo de 204 cavalos. A capacidade da bateria permanece inalterada, com 2,1 kWh.

nissan qashqai epower 2026 4
nissan qashqai epower 2026 4

O antigo motor HR12 foi trocado por um novo propulsor turbo de três cilindros e 1.5 litro. Ele adota o conceito de combustão STARC, exclusivo da Nissan, que elevou a eficiência térmica para 42% ao estabilizar a combustão no cilindro – sendo assim mais silenciosa e eficiente em baixas rotações.

Ele ainda traz ganhos de eficiência, permitindo uma redução de 200 rpm na rotação do motor durante a condução em rodovias, contribuindo para um menor nível geral de ruído.

nissan qashqai epower 2026 5
nissan qashqai epower 2026 5

A troca para o óleo lubrificante 0W16 proporcionou maior eficiência ao motor, reduzindo o atrito interno, com revisões passando de 15.000 km para 20.000 km. O consumo com tanque cheio supera 1.000 km de autonomia nas condições europeias.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X