
A Nissan confirmou oficialmente que vai lançar um minicarro elétrico baseado no futuro Renault Twingo.
A marca japonesa vai aproveitar toda a tecnologia do modelo francês, mas com um design próprio.
O projeto, que já estava em negociações desde outubro de 2024, foi validado em fevereiro deste ano e agora tem previsão de produção para o fim de 2026 ou início de 2027 na fábrica de Novo Mesto, na Eslovênia.
O anúncio foi feito pelo Grupo Renault, que confirmou que, através da Ampere, vai desenvolver e produzir um modelo do segmento A para a Nissan.
Apesar de compartilhar praticamente tudo com o Twingo IV, incluindo a plataforma, o motor elétrico de 85 cavalos da Shanghai eDrive e as baterias LFP da CATL com cerca de 30 kWh.
O modelo da Nissan terá identidade visual própria, com mudanças sutis nos para-choques e na assinatura luminosa. O objetivo é manter os custos baixos e maximizar o compartilhamento de peças.
Se seguir o mesmo caminho do novo Micra, que será um Renault 5 de outra marca, esse pequeno Nissan pode até ressuscitar o nome Pixo, usado pela marca entre 2009 e 2013. O preço deve ficar abaixo dos € 20.000.
O Twingo entra em produção em dezembro de 2025 e começa a ser vendido na primavera de 2026, e como a Nissan precisa de tempo para adaptar seu design e preparar as linhas de montagem, só veremos esse modelo no mercado no começo de 2027.
A Renault queria dividir os custos de desenvolvimento do Twingo 4 e, após negociações fracassadas com a Volkswagen, encontrou parceiros dentro do próprio grupo.
Primeiro, a Dacia confirmou que o próximo Spring será um clone técnico do Twingo IV, e agora a Nissan faz o mesmo.
Isso significa que pelo menos três modelos serão produzidos sobre essa base, tornando a operação mais viável financeiramente.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!