Nissan vende fábrica de automóveis para Chery; negociação ocorre em plano de reestruturação na África do Sul

nissan south africa
nissan south africa

A Nissan e a Chery chegaram a um acordo para a aquisição dos ativos de produção da montadora japonesa na cidade de Rosslyn, na África do Sul.

Sujeito ao cumprimento de certas condições, incluindo aprovações regulatórias, a chinesa Chery adquirirá o terreno, os edifícios e os ativos associados às instalações da Nissan , incluindo sua fábrica de estamparia próxima, em meados de 2026.

O acordo entre as duas montadoras prevê que a maioria dos funcionários da Nissan associados receba ofertas de emprego da Chery em termos e condições substancialmente semelhantes aos atuais.

Jordi Vila, presidente da Nissan África, disse: “A Nissan tem uma longa e orgulhosa história na África do Sul e tem trabalhado para encontrar a melhor solução para nossos funcionários, nossos clientes e nossos parceiros. Fatores externos têm tido um impacto notório na utilização da fábrica de Rosslyn e em sua viabilidade futura dentro da Nissan.”

Veja também

Vila completa: “Por meio deste acordo, conseguimos garantir o emprego da maioria de nossa força de trabalho, preservando também as oportunidades para nossa rede de fornecedores. Essa medida também assegura que a unidade de Rosslyn continue contribuindo para o setor automotivo sul-africano.”

Após a aquisição da fábrica pela Chery, a Nissan continuará a oferecer veículos e serviços aos clientes na África do Sul, como antes, com vários lançamentos de novos veículos planejados para o ano fiscal de 2026, incluindo o Nissan Tekton e o Nissan Patrol, ambos importados da Índia e Japão, respectivamente. 

Com isso, a Nissan continua seu plano global de reestruturação para reduzir o número de plantas e trabalhadores, focando em parcerias com Nissan, Renault e outras marcas, bem como também num portfólio mais enxuto e concentrado nas principais fábricas espalhadas pelo mundo.

No caso da África do Sul, o negócio fortalecerá a presença da Chery na região e no continente africano, dando assim continuidade à sua expansão global.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.