
A Nissan e a Chery chegaram a um acordo para a aquisição dos ativos de produção da montadora japonesa na cidade de Rosslyn, na África do Sul.
Sujeito ao cumprimento de certas condições, incluindo aprovações regulatórias, a chinesa Chery adquirirá o terreno, os edifícios e os ativos associados às instalações da Nissan, incluindo sua fábrica de estamparia próxima, em meados de 2026.
O acordo entre as duas montadoras prevê que a maioria dos funcionários da Nissan associados receba ofertas de emprego da Chery em termos e condições substancialmente semelhantes aos atuais.
Jordi Vila, presidente da Nissan África, disse: “A Nissan tem uma longa e orgulhosa história na África do Sul e tem trabalhado para encontrar a melhor solução para nossos funcionários, nossos clientes e nossos parceiros. Fatores externos têm tido um impacto notório na utilização da fábrica de Rosslyn e em sua viabilidade futura dentro da Nissan.”
Veja também
Vila completa: “Por meio deste acordo, conseguimos garantir o emprego da maioria de nossa força de trabalho, preservando também as oportunidades para nossa rede de fornecedores. Essa medida também assegura que a unidade de Rosslyn continue contribuindo para o setor automotivo sul-africano.”
Após a aquisição da fábrica pela Chery, a Nissan continuará a oferecer veículos e serviços aos clientes na África do Sul, como antes, com vários lançamentos de novos veículos planejados para o ano fiscal de 2026, incluindo o Nissan Tekton e o Nissan Patrol, ambos importados da Índia e Japão, respectivamente.
Com isso, a Nissan continua seu plano global de reestruturação para reduzir o número de plantas e trabalhadores, focando em parcerias com Nissan, Renault e outras marcas, bem como também num portfólio mais enxuto e concentrado nas principais fábricas espalhadas pelo mundo.
No caso da África do Sul, o negócio fortalecerá a presença da Chery na região e no continente africano, dando assim continuidade à sua expansão global.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










