Nordeste: marcas devem reavaliar investimentos sem regime local

rampage goiana

O Nordeste não terá mais um regime especial de tributação federal para os fabricantes instalados, já que o texto saiu da pauta da Reforma Tributária na última hora e agora as montadoras com presença na região deve reavaliar seus investimentos locais.

A BYD não revelou se mudará os planos para seu investimento de até R$ 3 bilhões em Camaçari, na Bahia, mas o consultor da empresa, Alexandre Baldy, comentou: “Poderá haver surpresas”.

A montadora chinesa descreveu pouco sobre seus investimentos na Bahia, onde se sabe que serão 150.000 veículos inicialmente e até 300.000 depois, além de três fábricas (carros, veículos comerciais e processamento de metais), bem como a confirmação de modelos como Song Plus DM-i Flex e Dolphin EV.

Na região, a BYD terá acesso não só a infraestrutura da fábrica, mas também ao porto da Ford, um terminal em Aratu, que era usado pela montadora americana.

Antônio Filosa, da Stelllantis, havia comentado sobre o assunto há alguns dias: “Certamente muda porque a previsibilidade econômica mudaria. Teremos de ver que impactos teremos, mas neste momento não sei quantificar”.

byd fabrica 2

No caso da Stellantis, o complexo industrial de Goiana, em Pernambuco, aguarda um novo ciclo de investimentos e nele estará a produção de carros híbridos flex, sendo eles MHEV, HEV ou PHEV.

Sem um regime tributário diferenciado, que na proposta do governo se estenderia até 2032, a região do Nordeste pode perder parte desses investimentos, ainda que a BYD não tenha sinalizado isso.

Para a Stellantis, carros de alto valor agregado têm menos impacto numa ausência de regime tributário que carros populares, cujas margens menores são mais sensíveis à tributação.

Em Brasília, espera-se que as bancadas políticas dos dois estados e também do Ceará, consigam reverter a decisão da comissão responsável pelo texto da Reforma Tributária para incluir a manutenção do regime.

Caso contrário, ações localizadas serão tomadas, com o governo da Bahia admitindo que poderá dar incentivos extras para manter o investimento da BYD no estado.

[Fonte: Auto Data ]

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X