Quem está à procura de um carro usado e acessível nos Estados Unidos vai precisar de mais do que paciência: vai precisar de sorte.
Um novo levantamento da iSeeCars mostrou que os veículos com até três anos de uso e preço abaixo de US$ 20 mil estão praticamente extintos.
Em 2019, quase metade (49,3%) dos carros seminovos se enquadravam nessa faixa de valor. Hoje, esse número despencou para 11,5%.
Os dados mostram uma mudança drástica no perfil de preços. O valor médio de um carro com três anos subiu 40,9% desde a pandemia, saltando de US$ 23.159 em 2019 para US$ 32.635 em 2025.
Uma alta de US$ 9.476 que complica ainda mais o acesso a veículos por parte de consumidores que procuram opções confiáveis e baratas.
Boa parte dessa escalada pode ser explicada pela extinção gradual dos sedãs mais acessíveis. Modelos populares e econômicos, que antes dominavam os classificados, foram sendo deixados de lado pelas montadoras em favor de SUVs e picapes, mais caros e mais lucrativos.
O resultado é que até mesmo opções consideradas básicas, como o Nissan Sentra, viram seus preços dispararem. Em 2019, um Sentra com três anos custava, em média, US$ 12.504; hoje, chega a US$ 18.224 — um aumento de 45,7%.
A história se repete com outros campeões de vendas: o Honda Civic passou de US$ 16.472 para US$ 23.813 (alta de 44,6%) e o Toyota Corolla de US$ 14.369 para US$ 19.792.
Já o Toyota Camry disparou 43,5%, chegando a quase US$ 24 mil. E isso sem contar SUVs como Honda CR-V, Toyota RAV4 e Subaru Forester, que também subiram mais de 34% e praticamente sumiram da faixa dos US$ 20 mil.
Na prática, veículos como Civic e Corolla, que antes estavam amplamente disponíveis abaixo de US$ 20 mil, hoje são raridade. Em 2019, 97,6% dos Civics usados com até três anos custavam menos de US$ 20 mil; agora, apenas 5,7% se encaixam nesse critério.
No caso do Chevrolet Silverado 1500, a proporção foi de 1,5% para 0%.
Enquanto os preços seguem em alta e a oferta de modelos acessíveis diminui, a realidade é dura para quem busca um seminovo econômico nos EUA.
A expectativa de queda nos preços, por enquanto, parece distante — e o consumidor médio segue à procura de boas oportunidades em um mercado cada vez mais apertado.
Modelo | Preço em 2019 | Preço em 2025 | Aumento |
Nissan Sentra | $12,504 | $18,224 | 45.7% |
Honda Civic | $16,472 | $23,813 | 44.6% |
Toyota Camry | $16,556 | $23,755 | 43.5% |
Toyota Corolla | $14,369 | $19,792 | 37.7% |
GMC Sierra 1500 | $33,567 | $46,132 | 37.4% |
Toyota RAV4 | $20,801 | $28,431 | 36.7% |
Honda CR-V | $20,770 | $28,318 | 36.3% |
Ford F-150 | $31,489 | $42,663 | 35.5% |
Subaru Forester | $20,669 | $27,859 | 34.8% |
Nissan Rogue | $17,792 | $23,971 | 34.7% |
Chevrolet Silverado 1500 | $29,957 | $40,253 | 34.4% |
Chevrolet Equinox | $17,440 | $22,228 | 27.5% |
Kia Sportage | $16,348 | $20,584 | 25.9% |
Jeep Grand Cherokee | $28,174 | $34,962 | 24.1% |
Chevrolet Trax | $14,943 | $18,459 | 23.5% |
Ford Explorer | $26,576 | $32,712 | 23.1% |
Subaru Crosstrek | $20,923 | $25,527 | 22.0% |
Subaru Outback | $22,818 | $27,771 | 21.7% |
Toyota Tacoma | $28,511 | $34,646 | 21.5% |
Honda HR-V | $18,165 | $22,023 | 21.2% |
Média | $23,159 | $32,635 | 40.9% |
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!