Nos Emirados Árabes Unidos, até o Mercedes-Benz Classe S vira robotáxi

mb classe s robotaxi 1
mb classe s robotaxi 1

A Mercedes-Benz está inaugurando uma era de condução automatizada com a introdução de uma experiência de robotáxi de nível 4 em parceria com a empresa Momenta.

A fabricante alemã, juntamente com sua parceira de ADAS na China , acaba de anunciar um serviço de transporte autônomo utilizando o novo Mercedes-Benz Classe S, numa primeira fase de testes em Abu Dhabi, mas visando operação para outros mercados.

Com este anúncio, os primeiros veículos de teste do Classe S serão colocados em circulação nas ruas de Abu Dhabi, onde a parceira local Lumo operará a futura frota de robotáxis.

A Lumo é uma subsidiária da empresa de tecnologia K2, que recebeu aprovação real para iniciar a operação de veículos autônomos nos Emirados Árabes Unidos, com as primeiras implantações começando em Abu Dhabi.

Veja também

Esta iniciativa complementa outros projetos de nível 4 da Mercedes-Benz, alguns focados no segmento de clientes finais, enquanto outros exploram aplicações comerciais. Para a montadora, todos esses projetos fornecem dados e experiência valiosos.

mb classe s robotaxi 2
mb classe s robotaxi 2

A Mercedes-Benz está explorando novas colaborações com parceiros líderes do setor, aproveitando seu sistema operacional proprietário, o MB.OS.

Nesse caso, a ideia é explorar as possibilidades futuras de um ecossistema de robotáxis SAE Nível 4 baseado na plataforma Drive AV da Nvidia para acelerar o desenvolvimento da condução autônoma.

A Mercedes-Benz e a Nvidia também possuem uma forte colaboração na área de desenvolvimento de condução automatizada, aproveitando agora o novo Classe S como  veículo ideal para uma experiência com motorista de nível 4.

A empresa foi a primeira montadora internacional a receber aprovação para testes de direção automatizada de nível 4 da SAE em vias urbanas e rodovias designadas em Pequim, utilizando radar laser LiDAR e outros sensores.

Esses testes de nível 4 da SAE exploram tecnologias avançadas no desenvolvimento de software e hardware para direção automatizada, segundo a Mercedes-Benz. 

O projeto da marca e da SAE estuda a percepção multissensorial em direção altamente automatizada, verificando o desempenho do sistema em diversas condições e explorando a integração profunda da percepção, usando a Classe S da Mercedes-Benz como veículos de teste. 

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.