Nos últimos anos, as picapes S10 e Ranger brigaram pela segunda posição, sempre atrás da líder Hilux.
As duas mudaram o visual e ganharam mais equipamentos, mas qual delas é melhor atualmente?
Essa é uma boa pergunta para quem está interessado nesse segmento e está disposto a observar todos os modelos.
Afinal, a Ford elevou o nível de tecnologia e segurança de seu modelo, enquanto a Chevrolet foi a última a apresentar algumas novidades.
Confira qual delas é melhor!
A Ford tem uma gama mais completa
A nova S10 tem poucas versões quando comparada à maioria de suas rivais, pelo menos nesse momento. Com isso, a opção Z71 é a atual versão de entrada, sendo vendida por pouco mais de R$ 281 mil.
Acima dela está a conhecida configuração LTZ, que já pula para quase R$ 293 mil, enquanto a topo de linha High Country sai por quase R$ 303 mil.
Todas essas versões receberão a companhia de novas opções em breve, como a S10 WT, que substituirá a LS.
As três versões atuais usam o mesmo conjunto mecânico, composto pelo atualizado motor 2.8 turbodiesel de 207 cv e 52 kgfm, ligado à nova transmissão automática de 8 velocidades.
Além disso, a tração 4×4 está sempre presente.
Confira os preços da nova S10 2025:
- S10 Z71 CD 2.8 4×4 AT – R$ 281.190
- S10 LTZ CD 2.8 4×4 AT – R$ 292.800
- S10 High Country CD 2.8 4×4 AT – R$ 302.900
Mesmo depois de atualizar a linha de sua picape, dificilmente a Chevrolet oferecerá tantas versões quanto a Ford faz na Ranger.
São oito configurações ao todo, usando diferentes motores e câmbios, além da opção de tração 4×2 ou 4×4.
A única versão manual é a XL, que sai por menos de R$ 240 mil. A XLS é ainda mais barata (menos de R$ 235 mil), por usar a tração 4×2, mas ela também tem uma versão com tração 4×4, que custa quase R$ 260 mil.
Todas usam o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv.
A linha continua com o propulsor 3.0 V6 de 250 cv, presente nas versões XLS, XLT e Limited, com preços variando entre R$ 280 mil e R$ 350 mil.
A Ranger Raptor é a opção mais cara, com motor 3.0 V6 biturbo de 397 cv e preço inicial acima de R$ 466 mil.
Veja a gama atual e os valores da Ranger 2024:
- Ranger XL 2.0 4×4 MT – R$ 239.990
- Ranger XLS 2.0 4×2 AT – R$ 234.990
- Ranger XLS 2.0 4×4 AT – R$ 259.990
- Ranger XLS 3.0 V6 4×4 AT – R$ 279.990
- Ranger XLT 3.0 V6 4×4 AT – R$ 289.990
- Ranger Limited 3.0 V6 4×4 AT – R$ 319.990
- Ranger Limited Plus 3.0 V6 4×4 AT – R$ 349.990
- Ranger Raptor 3.0 V6 Biturbo 4×4 AT – R$ 466.500
VENCEDOR: Ranger.
Qual é mais equipada?
Ainda teremos mais versões da picape da Chevrolet, o que permitirá fazer novas comparações de custo-benefício com suas rivais. Por enquanto, podemos começar pelo confronto entre a S10 Z71 (R$ 281.190) e a Ranger XLS V6 (R$ 279.990).
As duas são equipadas com faróis full-LED, painel digital de 8″, câmera de ré, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, controle de descida, A/C de simples zona, piloto automático, sensor crepuscular, banco do motorista com ajuste de altura, entre outros.
Mas apenas a S10 vem com multimídia MyLink de 11″ (a Ford tem 10″) com Android Auto, Apple CarPlay e Wi-Fi, lanternas e faróis de neblina em LED, chave presencial, rodas aro 18 (a rival usa rodas aro 17), monitoramento de pressão dos pneus e bancos em couro.
Por outro lado, a Ranger é a única com 7 airbags (a rival tem 6 bolsas), sensores de estacionamento, A/C com saída traseira, start/stop, partida remota, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold e carregador por indução.
Ainda usando o preço como base, também podemos ver quem oferece mais equipamentos entre a S10 LTZ (R$ 292.800) e a Ranger XLT V6 (R$ 289.990). E aqui a Ford é superior à rival da Chevrolet.
A S10 intermediária ganha apenas o A/C automático como item exclusivo, enquanto a Ranger tem sensor de estacionamento dianteiro, assistente de permanência em faixa, ajuste de apoio lombar e leitor de placas de trânsito.
Em resumo, a Ranger oferece uma gama mais diversificada e com um nível superior de equipamentos de tecnologia.
VENCEDOR: Ranger.
Números que convencem
Como todos sabem, a nova S10 usa apenas o motor 2.8 turbodiesel em suas versões atuais, mas ele foi uma boa novidade nessa reestilização.
Após receber diversos ajustes, a potência subiu de 200 para 207 cv, e o torque foi de 51 para 52 kgfm.
Além disso, a marca também abandonou o câmbio automático de seis velocidades em favor do novo ZF de 8 marchas. Isso tudo melhorou o desempenho, com seu 0 a 100 km/h baixando para 9,4 segundos (antes era 10,4 s). A máxima é de 180 km/h.
No caso da Ranger, a linha começa com o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm, com câmbio manual ou automático, sempre de seis marchas.
Com ele, os números são inferiores à S10: 0 a 100 km/h em 12 segundos e máxima de 164 km/h.
As versões mais caras dão o troco ao usar o 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv e 61,2 kgfm, sempre com transmissão automática de 10 velocidades. Aqui, a aceleração até os 100 km/h é feita em 9,2 segundos e a máxima é de 187 km/h.
E se você estiver disposto a gastar mais de R$ 466 mil, a marca ainda oferece a Ranger Raptor. Ela usa o motor 3.0 V6 biturbo (gasolina) de 397 cv e 59,4 kgfm, com o mesmo câmbio AT10, chegando aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos. A máxima é limitada em 180 km/h.
Com tantas opções debaixo do capô, a Ranger também leva vantagem no consumo. Sua versão 2.0 MT é a mais econômica na cidade, mas as opções automáticas com esse motor não ficam muito atrás. Na estrada, é a versão 2.0 AT 4×2 que apresenta o melhor consumo.
Por outro lado, as versões com motor V6 do modelo da Ford gastam mais nos trechos urbanos ou rodoviários, isso sem contar a Raptor.
Consumo | S10 2.8 AT | Ranger 2.0 MT | Ranger 2.0 AT (4×2/4×4) | Ranger V6 | Ranger Raptor |
Cidade – diesel | 9,5 | 10,2 | 10,1/10 | 8,9 | 8,3 |
Estrada – diesel | 11,4 | 11 | 12,4/11,5 | 10,2 | 10,2 |
VENCEDOR: Ranger.
Espaço similar
As duas picapes empatam apenas no comprimento, onde ambas tem 5,36 metros.
Fora isso, a Ranger é maior na altura (1,88 x 1,78), na largura (1,91 x 1,87) e no entre-eixos (3,27 x 3,09). Isso tudo sem olhar para a versão Raptor, que é ainda maior.
Mesmo assim, o espaço para as pernas é bem parecido nas duas picapes, aspecto em que a S10 já era elogiada anteriormente.
Mas a Ranger tem a vantagem da saída traseira do ar-condicionado, o que pode ser fundamental para alguns clientes do segmento.
Na caçamba, a renovada picape da Chevrolet leva 1.329 litros ou 1.000 kg, enquanto a rival da Ford tem capacidade para até 1.250 litros e 1.071 kg, o que significa que elas empatam quando falamos sobre esse compartimento e também em relação ao espaço interno.
VENCEDOR: Empate.
A Ranger custa menos nas revisões
As duas picapes oferecem uma garantia de 5 anos, mas o plano de revisões é diferente: enquanto a Chevrolet exige paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, a Ford tem serviços a cada 16.000 km ou 12 meses.
Isso faz com que a S10 seja mais cara para manter, chegando a quase R$ 9,9 mil até os 60.000 km.
Já a Ranger fica em R$ 8,5 mil nas versões 2.0 ou 3.0 V6, enquanto a Raptor alcança R$ 9,5 mil (e ainda é mais em conta que a S10).
Vale lembrar que esses valores se referem às revisões até os 64.000 km no caso da Ranger, ultrapassando o limite convencional de 60.000 km que usamos nesses comparativos.
Mesmo assim, ela é mais barata que a rival.
Revisões | S10 | Ranger 2.0 | Ranger 3.0 | Ranger Raptor |
10.000 km | R$ 836,00 | |||
16.000 km | R$ 1.212,00 | R$ 1.255,00 | R$ 1.267,00 | |
20.000 km | R$ 1.760,00 | |||
30.000 km | R$ 1.840,00 | |||
32.000 km | R$ 1.896,00 | R$ 1.939,00 | R$ 2.037,00 | |
40.000 km | R$ 1.788,00 | |||
48.000 km | R$ 3.397,00 | R$ 3.440,00 | R$ 3.013,00 | |
50.000 km | R$ 1.268,00 | |||
60.000 km | R$ 2.360,00 | |||
64.000 km | R$ 1.896,00 | R$ 1.939,00 | R$ 3.244,00 | |
TOTAL | R$ 9.852,00 | R$ 8.401,00 | R$ 8.573,00 | R$ 9.561,00 |
VENCEDOR: Ranger.
A S10 vende mais
No primeiro trimestre de 2024, a briga nas vendas foi intensa entre esses dois modelos.
A S10 se deu melhor, acumulando 5.379 unidades e alcançando a 5ª posição do segmento. A Ranger, por sua vez, aparece logo atrás, com 5.053 emplacamentos.
Deu para perceber que as duas estão longe da liderança, lugar que atualmente é disputado por Toro (10.219) e Hilux (10.211). Talvez a Chevrolet consiga encostar nos líderes após essa atualização, mas isso só o tempo dirá.
Em 2023, as rivais S10 e Ranger disputaram a 4ª colocação (a Rampage ainda não estava na briga), mas foi o modelo da Chevrolet que levou a melhor.
Ao final do ano, a S10 ficou com 25.966 unidades, enquanto a Ranger parou nos 20.352 emplacamentos.
VENCEDOR: S10.
Conclusão
A vitória veio fácil para a Ranger neste comparativo, onde a picape mostrou que tem preços mais convidativos com sua linha diversificada, nível de equipamentos superior, motores mais eficientes e revisões mais baratas.
A S10 foi a melhor apenas nas vendas, e mesmo assim a disputa contra a Ranger tem sido apertada em 2024. Ainda vimos um empate no espaço interno, onde as duas levam seus passageiros com conforto similar.
Ou seja, a novidade da Chevrolet não terá vida fácil contra a Ford, muito menos contra as líderes do segmento.
Fichas técnicas
S10 |
Ranger |
|
Preço | R$ 281.190 a R$ 302.900 | R$ 239.990 a R$ 466.500 |
Motor | 2.8 diesel | 2.0 e 3.0 V6 (diesel ou gasolina) |
Potência e torque | 207 cv e 52 kgfm (AT) | 2.0 – 170 cv e 41,3 kgfm |
3.0 V6 diesel – 250 cv e 61,2 kgfm | ||
3.0 V6 gas. – 397 cv e 59,4 kgfm | ||
Câmbio | AT8 | MT ou AT |
Aceleração e velocidade máxima | AT – 9,4s e 180 km/h | 2.0 – 12s e 164 km/h |
3.0 diesel – 9,2s e 187 km/h | ||
3.0 gas. – 5,8s e 180 km/h | ||
Consumo cidade | AT – 9,5 km/l | 2.0 – 10 a 10,2 km/l |
3.0 diesel – 8,9 km/l | ||
3.0 gas. – 8,3 km/l | ||
Consumo estrada | AT – 11,4 km/l | 2.0 – 11 a 12,4 km/l |
3.0 diesel – 10,2 km/l | ||
3.0 gas. – 10,2 km/l | ||
Rodas e pneus | 265/60 R18 | 255/70 R16, 255/70 R17, 285/70 R17, 255/65 R18 e 265/55 R20 |
Medidas | comprimento, 5,36 m; altura, 1,78 m; largura, 1,87 m; entre-eixos, 3,09 m | comprimento, 5,35/5,36 m; altura, 1,88/1,92 m; largura, 1,91/2,02 m; entre-eixos, 3,27 m |
Tanque | 76 litros | 80 a 82 litros |
Caçamba | 1.329 litros | 1.250 litros |
Peso | 2.016 a 2.042 kg | 2.069 a 2.400 kg |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!