Quando a Jeep revelou o novo Compass na Europa, antes de apresentá-lo aos norte-americanos, muita gente começou a se perguntar qual era o verdadeiro plano da marca.
De lá para cá, as peças foram se encaixando, e tudo indica que o novo Compass talvez nem mesmo chegue aos EUA.
E um detalhe parece confirmar que o modelo realmente não será vendido por lá.
A versão a combustão do novo Compass não terá tração integral, algo quase obrigatório para qualquer modelo que queira carregar o emblema Jeep no capô, pelo menos nos Estados Unidos.
Construído sobre a nova plataforma STLA Medium da Stellantis, o novo Compass a gasolina será vendido exclusivamente com tração dianteira.
E, por mais chocante que isso soe vindo da Jeep, a verdade é que essa limitação já era esperada, considerando que essa arquitetura não suporta motores a combustão com tração integral.
O mesmo ocorre com outros modelos do grupo, como os das marcas Peugeot, Citroën e DS.
A única configuração com tração integral do novo Compass será na versão elétrica — e mesmo assim, apenas na topo de linha com dois motores.
As demais versões elétricas terão um motor dianteiro com potências entre 210 e 230 cavalos.
Já o Compass AWD EV de verdade terá 375 cavalos e torque suficiente para encarar terrenos difíceis, como um legítimo Jeep deve fazer.
Sem essa capacidade, um Compass movido apenas pelas rodas dianteiras soa quase como uma traição à tradição off-road da marca, apesar de que, no Brasil, isso não seja um problema tão grande para a negociabilidade do modelo.
Vale lembrar, no entanto, que a Jeep já ofereceu tração dianteira em outras épocas. Modelos como Compass, Renegade e até mesmo o Cherokee sempre tiveram versões mais baratas sem tração nas quatro.
Até o Grand Cherokee, em algumas configurações, abre mão da tração integral.
A diferença agora é que, em vez de pagar mais para ter AWD, o consumidor teria que migrar para um modelo totalmente elétrico — o que, nos EUA, ainda gera resistência.
Mas talvez essa discussão nem precise acontecer. Isso porque os planos de levar o novo Compass ao mercado norte-americano parecem ter esfriado.
A ideia original era produzir o SUV na fábrica de Brampton, no Canadá, com início previsto para 2026. Porém, as obras de reestruturação foram suspensas em fevereiro, e analistas estimam que o projeto pode atrasar de 8 a 12 meses.
Diante da recepção morna do Wagoneer S elétrico, a Jeep parece ter recuado em sua estratégia de eletrificação agressiva.
A consequência disso pode ser a permanência do atual Compass de segunda geração no mercado americano por mais alguns anos.
Afinal, só em 2023, ele vendeu 112 mil unidades nos Estados Unidos — um número expressivo que a marca provavelmente não está disposta a abrir mão tão cedo.
[Fonte: CarBuzz]
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