A terceira geração do Mercedes-Benz CLA contará com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros fabricado pela parceria entre Geely e Horse. Horse Powertrain Limited, a empresa em questão, foi criada em 31 de maio de 2024 como uma joint venture 50:50 entre a Geely e a Renault.
O motor promete uma potência de 250 cv. Relatórios anteriores já indicavam que o desenvolvimento desse motor a combustão era fruto de uma colaboração entre a Mercedes-Benz e a Geely.
Vale lembrar que a Geely, sob a liderança de seu CEO Li Shufu, detém cerca de 10% da Mercedes-Benz e também possui uma joint venture com a montadora para a produção de veículos elétricos da marca Smart.
Embora a fabricação do motor ocorra na China, o conversor catalítico será instalado na Alemanha para atender às rigorosas normas de emissões europeias.
Informações anteriores destacavam que o motor seria parte de um sistema híbrido leve de 48V, integrando um motor de partida montado na transmissão.
O novo CLA será construído sobre a plataforma MMA, que suportará tanto sistemas mild-hybrid quanto totalmente elétricos. Não haverá, segundo relatos, uma versão híbrida plug-in.
Além do motor da Geely, o CLA incorporará outras tecnologias de origem chinesa. Foi relatado que o modelo contará com uma solução avançada de condução assistida desenvolvida pela startup Momenta, tornando-o o primeiro Mercedes-Benz com capacidade de assistência à condução urbana.
Fundada em 2016, a Momenta recebeu investimentos iniciais da Mercedes-Benz, que participou da rodada de financiamento Série B em 2017.
As versões totalmente elétricas do CLA deverão contar com um motor traseiro de 175 kW e uma bateria de 89,6 kWh, proporcionando uma autonomia de até 750 km (padrão WLTC) e um consumo energético de apenas 12 kWh por 100 km.
A plataforma MMA trará uma arquitetura de 800V, permitindo um ganho de 400 km de alcance com apenas 15 minutos de recarga.
Espera-se que o novo CLA seja apresentado oficialmente em 2025, embora a versão híbrida leve possa só chegar ao mercado em 2026.
[Fonte: Fast Tecnology]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!