O Toyota RAV4 é um daqueles nomes que dispensam apresentações. Um dos SUVs mais vendidos do planeta e líder absoluto fora do segmento das picapes nos EUA, ele acaba de passar por uma reformulação que o coloca em uma nova era.
Agora, o RAV4 2026 é totalmente eletrificado, com versões híbridas (HEV) e híbridas plug-in (PHEV), um novo visual, tecnologias atualizadas e até mesmo uma versão esportiva GR Sport para apimentar a receita.
A nova geração — ou, melhor dizendo, um facelift profundo sobre a base atual TNGA-K — mantém as proporções conhecidas, mas adota uma postura mais ousada.
Há novos conjuntos ópticos em LED, grades redesenhadas, spoilers maiores, novas rodas (até 20 polegadas) e uma divisão clara entre estilos: Core, Sport e Rugged, com diferentes acabamentos e equipamentos.
Na traseira, destaque para o novo conjunto de lanternas em peça única escurecida e o visual robusto da versão Woodland, com pneus de uso misto e maior altura do solo.
No outro extremo, a versão GR Sport tem para-choques exclusivos, detalhes escurecidos e acabamento com pegada esportiva — algo inédito no mercado americano para o modelo.
Por dentro, o RAV4 2026 aposta na digitalização total.
Os botões físicos de ar-condicionado saíram de cena, substituídos por comandos permanentes na base da tela central — que varia entre 10,5 e 12,9 polegadas, dependendo da versão.
O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas é de série, assim como o novo sistema multimídia Toyota Audio Multimedia com base na plataforma Arene, o primeiro passo para os “carros definidos por software” da marca.
Nas versões mais completas, há ainda head-up display, sistema de som JBL com 9 alto-falantes e pacote de assistência Toyota Safety Sense 4.0, com novidades nos sensores e nas reações autônomas do veículo.
Na parte mecânica, adeus motor exclusivamente a combustão.
O novo RAV4 oferece duas motorizações: um sistema híbrido tradicional com 226 cv (FWD) ou 236 cv (AWD) e um plug-in híbrido de 320 cv com tração integral.
Essa última opção recebeu melhorias no controle eletrônico e novos semicondutores de carbeto de silício, além de uma bateria maior que garante autonomia de até 80 km em modo 100% elétrico.
E mais: com carregador rápido CCS, a recarga de 10% a 80% leva apenas 30 minutos nas versões topo de linha.
Além disso, a capacidade de reboque agora vai de 794 kg (FWD) até 1.588 kg (AWD), mostrando que o modelo também quer manter seu lado prático.
E se você curte pegada aventureira, a versão Woodland reforça esse estilo com rack de teto, suspensão elevada e acabamentos exclusivos.
A Toyota ainda não revelou os preços definitivos, mas os valores devem variar entre US$ 33 mil e US$ 50 mil no mercado americano, com início das vendas previsto para o final de 2025.
A evolução do RAV4 não reinventa a roda, mas mostra que a Toyota sabe atualizar o que já era bom.
Agora, cabe aos consumidores decidirem se essa abordagem mais eletrificada e tecnológica — mas com menos botões e motores tradicionais — ainda representa o SUV que conquistou o mundo.
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