
A indústria automotiva não para de experimentar novas ideias. E, mesmo que muitas nunca cheguem às ruas, algumas delas apontam caminhos curiosos para o futuro — ou para um futuro, como costuma acontecer com tantas patentes.
A mais recente proposta vem da Ford, que registrou um sistema de eletroímãs integrados às portas dos carros, com aplicações que vão muito além do que parece à primeira vista.
Batizada oficialmente de “Montagem Magnética Multifuncional para Portas de Veículos”, a invenção consiste basicamente em um sistema de eletroímãs instalados na coluna da carroceria ou diretamente na porta, atuando em conjunto com um receptor magnético.
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A ideia não é substituir o trinco mecânico — fundamental para a segurança em caso de colisões —, mas reforçar áreas da porta que não são travadas diretamente, como a parte superior do batente, onde geralmente estão os vidros.
De acordo com a documentação da patente, ventos em alta velocidade podem gerar forças superiores a 30 quilogramas-força sobre a parte superior de portas em certos modelos.
Essa pressão pode causar uma leve deformação, afastando a borracha de vedação da carroceria e permitindo a entrada de ruído e ar.
O uso de eletroímãs ajustáveis permitiria aplicar uma força superior a 50 quilogramas-força para manter a vedação firme, mesmo sob carga aerodinâmica intensa.
Além do benefício acústico — essencial em carros elétricos e de luxo, onde o silêncio da cabine é prioridade —, o sistema magnético também pode prolongar a vida útil das vedações, compensando o desgaste natural com um reforço eletrônico automático.
Mas a tecnologia vai além da questão do conforto. A Ford afirma que os eletroímãs também podem atuar como reforço de segurança contra arrombamentos, aumentando sua força caso o sistema detecte uma tentativa de invasão.
Na prática, isso dificultaria que um invasor conseguisse abrir a porta mesmo após destravar a fechadura.
Por outro lado, isso também poderia complicar a vida de motoristas que precisem de ajuda, caso fiquem trancados para fora com o carro travado magneticamente.
Apesar dos benefícios aparentes, a proposta ainda está em fase de patente e não há garantia de que chegue aos carros de produção.
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