Nova ideia da Ford usa imãs para evitar barulho, melhorar vedação e travar portas contra ladrões

A indústria automotiva não para de experimentar novas ideias. E, mesmo que muitas nunca cheguem às ruas, algumas delas apontam caminhos curiosos para o futuro — ou para um futuro, como costuma acontecer com tantas patentes.

A mais recente proposta vem da Ford , que registrou um sistema de eletroímãs integrados às portas dos carros, com aplicações que vão muito além do que parece à primeira vista.

Batizada oficialmente de “Montagem Magnética Multifuncional para Portas de Veículos”, a invenção consiste basicamente em um sistema de eletroímãs instalados na coluna da carroceria ou diretamente na porta, atuando em conjunto com um receptor magnético.

Veja também

A ideia não é substituir o trinco mecânico — fundamental para a segurança em caso de colisões —, mas reforçar áreas da porta que não são travadas diretamente, como a parte superior do batente, onde geralmente estão os vidros.

De acordo com a documentação da patente, ventos em alta velocidade podem gerar forças superiores a 30 quilogramas-força sobre a parte superior de portas em certos modelos.

Essa pressão pode causar uma leve deformação, afastando a borracha de vedação da carroceria e permitindo a entrada de ruído e ar.

O uso de eletroímãs ajustáveis permitiria aplicar uma força superior a 50 quilogramas-força para manter a vedação firme, mesmo sob carga aerodinâmica intensa.

Além do benefício acústico — essencial em carros elétricos e de luxo, onde o silêncio da cabine é prioridade —, o sistema magnético também pode prolongar a vida útil das vedações, compensando o desgaste natural com um reforço eletrônico automático.

Mas a tecnologia vai além da questão do conforto. A Ford afirma que os eletroímãs também podem atuar como reforço de segurança contra arrombamentos, aumentando sua força caso o sistema detecte uma tentativa de invasão.

Na prática, isso dificultaria que um invasor conseguisse abrir a porta mesmo após destravar a fechadura.

Por outro lado, isso também poderia complicar a vida de motoristas que precisem de ajuda, caso fiquem trancados para fora com o carro travado magneticamente.

Apesar dos benefícios aparentes, a proposta ainda está em fase de patente e não há garantia de que chegue aos carros de produção.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.