
A Renault apresentou na Europa uma nova linha de vans elétricas de porte compacto e médio para atuar no sempre promissor segmento de comerciais leves no velho continente, sendo elas as novas Trafic, Goelette e Estafette.
Compartilhando a mesma arquitetura, as novas três vans da Renault são construídas sobre uma nova plataforma do tipo skate totalmente elétrica, projetada para otimizar a capacidade de carga em relação à pegada, com balanço dianteiro mínimo e motorização traseira.

Isso resulta em um diâmetro de giro tão pequeno quanto o do Clio (10,3 metros), fazendo as novas Trafic, Goelette e Estafette E-Tech veículos versáteis para uso urbano.
Elas são fornecidas com duas opções de bateria: autonomia padrão e longa autonomia, respectivamente de 350 e 450 km (Trafic).
A bateria de longa autonomia é de tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto) e oferece a mais alta densidade de energia para máxima autonomia no ciclo WLTP.

Para operadores que trabalham principalmente em áreas urbanas, a bateria de autonomia menor utiliza a tecnologia LFP (fosfato de ferro e lítio), isenta de metais raros como cobalto e níquel, unindo preço e autonomia.
Com carregamento ultrarrápido graças à tecnologia de 800 volts, as Renault Trafic, Goelette e Estafette E-Tech usam um ponto de carregamento rápido CC, onde a bateria carrega de 15% a 80% em menos de 20 minutos.
Com 203 cavalos e 35 kgfm, o novo motor elétrico, concebido na Europa, destaca-se pela eficiência, enquanto a arquitetura permite oferecer funcionalidades de Veículo para Carga (V2L) e Veículo para Rede (V2G).

Isso inclui a capacidade de carregar dispositivos externos (V2L, do veículo para um dispositivo elétrico) com um plugue na cabine, no compartimento de carga.
Também podem ser utilizadas por meio de um adaptador a ser conectado à tomada de carregamento para conectar dispositivos (ferramentas, computadores, por exemplo).
As novas vans da Renault também podem ser integradas à rede elétrica e fornecer energia de suas baterias (funcionalidades V2G) do veículo para a rede, graças ao carregador bidirecional.
As três serão produzidas exclusivamente na França e não se sabe se serão vendidas fora do continente.
Renault Trafic, Goelette e Estafette – Galeria de fotos

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!