Nova linha de vans elétricas da Renault apresenta um visual sofisticado na Europa

renault trafic goelette estafette 1
renault trafic goelette estafette 1

A Renault apresentou na Europa uma nova linha de vans elétricas de porte compacto e médio para atuar no sempre promissor segmento de comerciais leves no velho continente, sendo elas as novas Trafic, Goelette e Estafette.

Compartilhando a mesma arquitetura, as novas três vans da Renault são construídas sobre uma nova plataforma do tipo skate totalmente elétrica, projetada para otimizar a capacidade de carga em relação à pegada, com balanço dianteiro mínimo e motorização traseira.

renault trafic goelette estafette 2
renault trafic goelette estafette 2

Isso resulta em um diâmetro de giro tão pequeno quanto o do Clio (10,3 metros), fazendo as novas Trafic, Goelette e Estafette E-Tech veículos versáteis para uso urbano.

Elas são fornecidas com duas opções de bateria: autonomia padrão e longa autonomia, respectivamente de 350 e 450 km (Trafic).

A bateria de longa autonomia é de tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto) e oferece a mais alta densidade de energia para máxima autonomia no ciclo WLTP.

renault trafic goelette estafette 5
renault trafic goelette estafette 5

Para operadores que trabalham principalmente em áreas urbanas, a bateria de autonomia menor utiliza a tecnologia LFP (fosfato de ferro e lítio), isenta de metais raros como cobalto e níquel, unindo preço e autonomia.

Com carregamento ultrarrápido graças à tecnologia de 800 volts, as Renault Trafic, Goelette e Estafette E-Tech usam um ponto de carregamento rápido CC, onde a bateria carrega de 15% a 80% em menos de 20 minutos.

Com 203 cavalos e 35 kgfm, o novo motor elétrico, concebido na Europa, destaca-se pela eficiência, enquanto a arquitetura permite oferecer funcionalidades de Veículo para Carga (V2L) e Veículo para Rede (V2G).

renault trafic goelette estafette 6
renault trafic goelette estafette 6

Isso inclui a capacidade de carregar dispositivos externos (V2L, do veículo para um dispositivo elétrico) com um plugue na cabine, no compartimento de carga.

Também podem ser utilizadas por meio de um adaptador a ser conectado à tomada de carregamento para conectar dispositivos (ferramentas, computadores, por exemplo).

As novas vans da Renault também podem ser integradas à rede elétrica e fornecer energia de suas baterias (funcionalidades V2G) do veículo para a rede, graças ao carregador bidirecional.

As três serão produzidas exclusivamente na França e não se sabe se serão vendidas fora do continente.

Renault Trafic, Goelette e Estafette – Galeria de fotos


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X