
A Ford pode estar prestes a mudar radicalmente a forma como picapes são usadas, especialmente no setor profissional.
Uma nova patente registrada pela marca revela um sistema de fixação modular que transforma a estrutura da caminhonete em uma espécie de trilho gigante, semelhante aos T-slots usados para prender racks de bicicleta — mas em escala industrial.
Com essa tecnologia, seria possível instalar rapidamente diferentes módulos na traseira de uma mesma picape: uma carroceria basculante para serviço pesado, uma plataforma plana para transporte de carga, ou até um camper para viagens de fim de semana.
O conceito lembra a ideia de picapes modulares já exploradas por startups, mas agora com uma proposta voltada ao trabalho real.
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A estrutura é baseada em um chassi com trilhos em “C”, comum em versões cabine-chassi.

A Ford propõe transformar esses trilhos em canais tipo “T-slot”, inserindo mais metal na parte aberta para criar um sistema deslizante de encaixe.
O diferencial é que os trilhos ficariam voltados para fora, facilitando o acesso e aumentando a versatilidade.
Com esse layout, não seria mais necessário perfurar ou soldar a estrutura para adaptar carrocerias: bastaria encaixar os suportes nos trilhos e fixar no ponto ideal.
A patente ainda menciona recursos como régua embutida para posicionamento preciso, chicote elétrico integrado e até QR codes para alinhar tudo com ajuda de realidade aumentada.
Mais do que apenas transportar cargas, a estrutura também permitiria adicionar luzes, refletores, tomadas externas, correntes de amarração, suportes de ferramentas e muito mais.
Canais adicionais poderiam ser instalados fora da estrutura principal para estabilizar acessórios maiores ou incluir compartimentos extras.
A ideia é oferecer uma plataforma de encaixe universal que facilite a vida de frotistas, empreiteiros e transformadores — além de tornar o processo de adaptação mais rápido e padronizado nas fábricas e concessionárias.
Embora a proposta pareça voltada inicialmente aos caminhões maiores da linha Super Duty, nada impede que a solução seja adaptada a modelos menores como a Ranger ou a F-150.
Com isso, a Ford poderia criar um novo segmento de picapes multifuncionais, capazes de se transformar em minutos conforme a necessidade.
Até mesmo a instalação de cabines estendidas com mais assentos está prevista como possibilidade futura, ampliando o número de passageiros para sete ou nove pessoas.
Se colocada em prática, essa inovação pode redefinir a forma como as caminhonetes são construídas, vendidas e usadas — e tornar a modularidade uma nova tendência no setor automotivo.
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