Nova picape chinesa chega ao mercado copiando descaradamente RAM 1500 e Ford F-150

foton v7 v9
foton v7 v9

Uma nova leva de picapes chinesas promete agitar o cenário automotivo da Austrália, e a mais recente delas é a Foton Tunland, que retorna ao país com uma proposta ousada: design chamativo, equipamentos de luxo e preço competitivo.

A Tunland chega em duas versões: V7, mais voltada ao trabalho, e V9, com apelo aventureiro e visual mais agressivo.

Na China , elas são chamadas de Mars 7 e Mars 9 — nomes que já mostram a ambição espacial da marca.

Visualmente, a Tunland não esconde suas influências.

Veja também

foton v7 v9 (1)
foton v7 v9 (1)

A V7 ostenta faróis e lanternas que lembram muito os do Ford F-150, com perfil lateral que remete à Hilux e uma dianteira parruda que poderia estar numa Ranger Raptor.

Mas é na V9 que as semelhanças ficam quase cômicas: sua frente é tão parecida com a do Ram 1500 que daria para trocar o emblema sem que ninguém percebesse.

Com arcos de roda aparafusados e barra esportiva, ela quer claramente o público que gosta de picape com presença.

foton v7 v9 (3)
foton v7 v9 (3)

Sob o capô, ambas usam o mesmo conjunto mecânico: motor 2.0 turbodiesel com sistema híbrido-leve de 48V, desenvolvido em parceria com a britânica Ricardo.

São 161 cv e 45,9 kgfm de torque, gerenciados por um câmbio automático ZF de 8 marchas.

Todas as versões, exceto a V7 básica, vêm com tração 4×4.

foton v7 v9 (2)
foton v7 v9 (2)

A plataforma é do tipo chassi sobre longarinas, como manda o manual das picapes raiz.

A V7 usa feixe de molas na traseira, mais adequado para carga, enquanto a V9 aposta em suspensão multilink para mais conforto no asfalto.

A capacidade de reboque chega a 3.500 kg, com capacidade de carga entre 995 e 1.115 kg, números compatíveis com rivais consagradas do segmento.

Mas o que realmente surpreende está dentro da cabine.

foton v7 v9 (4)
foton v7 v9 (4)

Mesmo nas versões mais acessíveis, há painel digital de 12,3”, central multimídia de 14,6”, estofamento em couro e pacote completo de assistentes de condução.

Na versão topo de linha V9-S 4×4, o luxo impressiona: bancos dianteiros ventilados e aquecidos, bancos traseiros aquecidos, iluminação ambiente com 256 cores, ar-condicionado de duas zonas, carregador sem fio e teto solar panorâmico.

Com tudo isso, os preços surpreendem.

foton v7 v9 (5)
foton v7 v9 (5)

A V7 parte de AU$39.990 (cerca de R$ 132 mil), e chega a AU$42.990.

Já a V9 varia entre AU$45.990 e AU$49.990 — valores que a colocam como uma opção interessante frente a Hilux, Triton, D-Max e BT-50, que custam bem mais em versões equivalentes.

A Tunland marca o retorno da Foton ao mercado australiano, após uma tentativa frustrada em 2012.

foton v7 v9 (6)
foton v7 v9 (6)

Agora, com um produto bem mais competitivo, ela se junta a outras chinesas que vêm crescendo no país, como GWM Cannon, JAC T9, BYD Shark 6 e MGU9.

O desafio será conquistar um público extremamente fiel às marcas tradicionais — mas com esse visual ousado e a promessa de muito pelo preço, a Foton parece pronta para brigar.

Se copiar é a forma mais sincera de elogio, a Tunland talvez seja a maior fã da indústria americana de picapes. E agora ela quer seu lugar ao sol… australiano.

foton v7 v9 (7)
foton v7 v9 (7)
📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.