Nova plataforma da Geely promete autonomia que vai de São Paulo até o Uruguai, sem precisar carregar as baterias

geely super hybrid

A Geely decidiu entrar na guerra do hypermiling dos fabricantes de automóveis, que já tem alguns envolvidos, como BYD e Toyota, por exemplo. Tal como os praticantes do estilo de vida de obter o menor consumo possível com um carro a gasolina, nesse caso, a briga é de híbridos.

Chamada de Thor Super Electric Hybrid, a nova plataforma da Geely busca superar a marca de 2.000 km de autonomia, o suficiente para se ir de São Paulo a Salvador ou da capital paulista até a capital do Uruguai, por exemplo, sem reabastecer.

Desde que alguns fabricantes chineses cogitaram alcnaçar 1.000 km com carros elétricos, os players que fazem híbridos plug-in correram para dobrar esse alcance e a BYD lançou a e-Platform 5.0 com 2.000 km de autonomia.

A Toyota, por sua vez, anunciou no Japão que a próxima geração do Corolla, em 2026, terá autonomia de 2.100 km na inédita versão híbrida plug-in. No caso da Geely, assim como na BYD, para chegar a esse resultado, o motor a combustão tem 46% de rendimento térmico.

Usando bateria Aegis Dagger, o modelo da Geely com a Thor Super Electric Hybrid, promete fazer os adeptos do hypermiling desejarem ter um desse na garagem. Mas, não será somente a Geely que se beneficiará disso.

Além das marcas chinesas, a Geely tem ainda Lotus, Lynk&Co, Polestar e Volvo, por exemplo. Desta, a última poderia voltar com o assunto do carro híbrido plug-in, incorporando assim uma arquitetura que permite uma autonomia realmente impressionante.

Chery, GAC, Dongfeng, FAW, Changan, entre outras, deverão entrar na guerra para oferecer os carros com maior alcance da China e também do mundo, estimulando a produção de carros híbridos com esse tipo de tecnologia, que usa muitas vezes um singelo 1.5 aspirado.

A ideia é ter um motor 1.5 a gasolina, que serve como gerador ou propulsão, com seu tanque de combustível padrão de 50 litros, além de um motor elétrico traseiro e uma enorme bateria de fosfato de ferro sob o assoalho.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X