Na LAAD Defence & Security 2024, maior feira de defesa e segurança da América Latina, a Ford apresenta a Nova Ranger customizada para força tática de corporações policiais do Brasil e de outros países.
A Ford Pro exibe na mostra, uma versão menor da LAAD do setor militar e de defesa, a Nova Ranger XLS V6 3.0 preparada para força tática, juntamente com a Transit Chassi equipada como centro de comando móvel.
A Ford desenvolve veículos especiais para atender as necessidades de clientes específicos e nesse caso, de forças especiais das polícias, que precisam de unidades próprias para intervenção rápida.
Segundo a Ford, a engenharia da marca conta com uma área própria equipada também com estrutura de laboratórios e pistas de testes, numa parceria com transformadores, que recebem informações técnicas, manuais e ferramentas de manufatura e engenharia por meio do programa de certificação Ford Pro Convertor.
No caso da Nova Ranger de força tática mostrada na LAAD 2024, ela é da versão XLS, com motor V6 3.0 de 250 cavalos e torque de 61,2 kgfm, tendo ainda transmissão automática de dez velocidades e tração 4WD (permanente).
Além de suspensão reforçada e para-choque de impulsão com guincho integrado, a Nova Ranger de força tática tem blindagem 30% mais leve, cela humanizada, canil com ar-condicionado e umidificador, sistema de reconhecimento facial e de placas, sinalização de LED e luzes 360 graus com comando remoto. Ela vem equipada ainda com snorkel e base para drone.
Já a Transit Chassi equipada como centro de comando móvel, reúne toda a estrutura de uma unidade de inteligência para suporte da polícia e operações especiais, contando com um mastro telescópico, com faróis de LED e câmera móvel, além de recursos de visão 360 graus, zoom de 42x, visão noturna e estabilização de imagem. Tem ainda três câmeras nas laterais e na frente, sistema de reconhecimento facial e de placas.
O baú, totalmente em alumínio, tem interior do tipo escritório, com mesas, quatro cadeiras, duas telas de 43 polegadas, ar-condicionado, área de café, frigobar, armários e tomadas de 110/220 V, perfeitamente equipada como base de operação ou monitoramento local. O acesso é feito por reconhecimento facial, digital, código ou cartão, com auxílio de estribo fixo.
Realizado de 2 a 4 de abril, o evento ocorre no Transamérica Expo Center, em São Paulo, é restrito às forças policiais, Forças Armadas, autoridades e profissionais dos setores de segurança e defesa, incluindo visitantes do Brasil e de mais de 30 países.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!