Nova Suzuki GSX-S1000GX estreia suspensão adaptativa; crossover japonesa tem preço sugerido de R$ 98.800

suzuki gsx s1000gx 3
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No Festival Interlagos 2025, a Suzuki apresentou uma nova motocicleta com tecnologia inédita na marca japonesa, a GSX-S1000GX que, apesar do nome, é uma crossover com preço de R$ 98.800.

A GSX-S1000GX não é somente isso, ela é a primeira motocicleta da Suzuki equipada com a Suspensão Eletrônica Avançada Suzuki (SAES).

Trata-se de um sistema que controla eletronicamente o amortecimento e a pré-carga da suspensão conforme a velocidade do veículo, as condições da superfície da estrada e as mudanças de postura causadas pelos freios.

suzuki gsx s1000gx 4
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Com motor derivado da GSX-R1000, tendo 999 cm³ com 152 cavalos de potência e 10,8 kgfm de torque, a Suzuki GSX-S1000GX tem ainda o Suzuki Road Adaptive Stabilization (SRAS), que detecta irregularidades na estrada e ajusta a suspensão em tempo real.

Ela conta ainda com o Suzuki Drive Mode Selector Alpha (SDMS-α), que oferece três modos de condução pré-definidos (Ativo, Básico e Conforto) e um modo personalizável, integrando controle de potência, tração e amortecimento.

suzuki gsx s1000gx 2
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A moto dispõe também de controle de torque em curvas (Roll Torque Control), uma inovação que reduz o torque durante curvas para otimizar a aceleração e prevenir derrapagens, estreando na GSX-S1000GX.

Outra tecnologia é a Motion Track Brake System, que se trata de um sistema de freios que mantém a eficácia do ABS mesmo durante curvas, aumentando a segurança em frenagens inclinadas.

A Suzuki GSX-S1000GX oferece igualmente o Quick Shifter Bidirecional, que permite trocas de marcha sem o uso da embreagem, tanto para subir quanto para descer marchas, proporcionando uma pilotagem mais fluida.

suzuki gsx s1000gx 5
suzuki gsx s1000gx 5

Por fim, a Cruise Control Inteligente é uma tecnologia de controle de velocidade que permanece ativa mesmo durante trocas de marcha com o quick shifter, facilitando viagens longas.

Com painel TFT de 6,5 polegadas, a GSX-S1000GX tem guidão mais largo e próximo ao piloto, assento mais espesso e confortável, além de pedaleiras reposicionadas para reduzir a flexão dos joelhos, proporcionando uma posição de pilotagem mais ereta e confortável.

Comparada à GSX-S1000GT, a GX oferece mais 3 cm de curso na suspensão dianteira e 2 cm na traseira, melhorando a absorção de impactos e o conforto em diferentes terrenos.



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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X