
O Canadá fechou um importante acordo com a China para importação de carros elétricos para o mercado do país mais ao norte das Américas, num movimento que pode acirrar a competição no país.
O primeiro-ministro canadense Mark Carney anunciou que o país permitirá a entrada de até 49 mil carros elétricos chineses por ano com uma taxa de importação de 6,1%.
Isso é bem menos do que o Brasil cobra pela entrada de carros elétricos chineses, mesmo dentro do programa de cotas, que findará em junho, voltando ao patamar de 35%.
Atualmente o Canadá tem uma taxa de importação de 100% para carros chineses, trazendo para as marcas do país asiático um alívio, embora o volume geral não seja assim tão expressivo.
Veja também
Em 2023, antes da nova tarifa, a China enviou 41.678 veículos para a terra do norte, mas agora não se sabe até quando o acordo com o gigante asiático continuará.
Carney a repórteres em Pequim: “Este é um retorno aos níveis anteriores aos recentes atritos comerciais, mas sob um acordo que promete muito mais para os canadenses.”
No governo anterior de Justin Trudeau, a alegação canadense para acompanhar os EUA em uma sobretaxa de 100% é que havia uma vantagem injusta para as montadoras chinesas, beneficiadas de subsídios estatais.
Isso, na visão de Trudeau, significaria impactar negativamente na indústria automotiva canadense, que é bastante forte por conta da presença do mercado americano ao sul.
Mark Carney reforçou: “Para que o Canadá construa seu próprio setor de veículos elétricos competitivo, precisaremos aprender com parceiros inovadores, acessar suas cadeias de suprimentos e aumentar a demanda local”.
O armazenamento e produção de energia limpa são pontos do acordo que reforçam os laços reatados, impulsionando assim novos investimentos.
Não há, no entanto, nenhum plano de produção de carros chineses no Canadá, porém, o mercado local tem volume suficiente para abrigar algumas fábricas de montadoras chinesas.
[Fonte: Jalopnik]
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










