
O novo CEO da Peugeot, Alain Favey, está focado em aumentar as vendas de veículos elétricos da marca na Europa em 2025 com novos modelos, atualizações de motorização e, em alguns casos, cortes de preços.
Favey, que já ocupou cargos de liderança na Europcar e em marcas do Grupo Volkswagen como Bentley, Porsche e Skoda, assumiu o comando da Peugeot no início deste mês, substituindo Linda Jackson.
A Peugeot tem sido a principal marca da Stellantis na Europa, com modelos como o SUV compacto 3008 e o hatchback 208 frequentemente liderando seus segmentos em vendas, mesmo com preços em alta.
O executivo afirmou durante o evento “E Lion”, realizado em 13 de fevereiro, que a ambição da Peugeot é se tornar a líder de mercado entre os veículos elétricos de marcas generalistas na Europa.

Atualmente, a Peugeot já ocupa essa posição no segmento de elétricos compactos, com o e-208 sendo o mais vendido da categoria em 2023, somando mais de 35 mil unidades comercializadas – o dobro do Opel Corsa-e, seu concorrente mais próximo dentro do grupo Stellantis.
Embora as vendas de elétricos da Peugeot tenham crescido 8% no último ano, superando o desempenho médio do mercado europeu, alguns modelos apresentaram queda, incluindo o próprio e-208, que caiu 23%, e o SUV compacto e-2008, que registrou uma retração de 11%.
No total, a Peugeot vendeu cerca de 83 mil EVs na Europa em 2023, representando 13% do total de suas vendas na região, um número ligeiramente abaixo da média do mercado.
Para atender às metas mais rigorosas de emissões de CO2 da União Europeia, a marca provavelmente precisará elevar essa participação para pelo menos 20% em 2024, embora suas emissões sejam contabilizadas dentro do grupo Stellantis.

A Stellantis, aliás, está entre as montadoras que recorreram à compra de créditos de emissões da Tesla para cumprir as regulamentações ambientais.
Um dos trunfos da Peugeot para acelerar suas vendas de EVs é a chegada da nova geração do SUV compacto e-3008 e do SUV médio e-5008, agora com opção 100% elétrica.
Nenhum dos dois modelos contava com essa configuração na geração anterior. Desde o lançamento, o e-3008 já acumulou 120 mil pedidos, sendo 22% deles para a versão elétrica.
A partir de março, chegarão ao mercado versões com tração integral dos SUVs elétricos, equipadas com um motor dianteiro de 213 cv e um motor traseiro de 112 cv, totalizando 325 cv de potência.

Além disso, a Peugeot lançará uma versão de cinco lugares do e-5008, que oferecerá um porta-malas com capacidade de até 1.000 litros, ou 2.300 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Outra novidade será a versão elétrica do Peugeot 408, modelo fastback de porte médio que já está disponível com motor a combustão e híbrido desde seu lançamento. Com isso, a Peugeot terá versões elétricas de toda a sua linha, exceto do sedã e perua 508.
Mesmo com a expansão da linha elétrica, a Peugeot enfrentará forte concorrência, especialmente em seu próprio território.
A Renault está lançando dois novos elétricos compactos: o Renault 5, que rapidamente se tornou um dos 10 carros mais vendidos na França desde sua estreia no final de 2024, e o SUV elétrico Renault 4.

Questionada sobre como a Peugeot pretende responder à chegada do Renault 5, a chefe de produtos da marca, Agnès Tesson-Faget, destacou que o e-208 foi o elétrico generalista mais vendido na França em 2023 e afirmou que a marca está “pronta para a briga”.
Além de novos modelos, a Peugeot também está ampliando suas ofertas de eletrificação parcial.
A linha híbrida leve contará com um motor 1.2 turbo de 136 cv e sistema elétrico de 48 volts, capaz de reduzir as emissões de CO2 em até 15%. Já os híbridos plug-in (PHEV) estarão disponíveis para os modelos 308, 3008, 408, 508 e 5008.
Outra estratégia adotada para fortalecer a competitividade da marca foi a redução de preços em alguns modelos. O e-208, por exemplo, teve um corte de 6.000 euros no preço base na França, passando a custar 28.000 euros.

Na Itália, o hatch elétrico poderá ser adquirido por meio de leasing por apenas 99 euros mensais. Para efeito de comparação, quando o e-208 foi lançado, em meados de 2023, ele custava cerca de 34.000 euros.
Apesar dos planos agressivos para os elétricos, a Peugeot não anunciou lançamentos inéditos para 2025. No entanto, Alain Favey revelou que está conduzindo uma revisão da estratégia de produtos da marca.
O próximo grande modelo esperado é a terceira geração do Peugeot 208, que deverá estrear em 2026 sobre a nova plataforma STLA Small da Stellantis.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!