Novo Chevrolet Bolt ainda é uma incógnita nos EUA; elétrico precisa ser barato

chevrolet bolt euv premier 1
chevrolet bolt euv premier 1

Como fazer algo grande ficar pequeno? Cortar aqui, reduzir ali, talvez, mas quando se fala da plataforma Ultium, a chamada BEV3 da GM , a coisa não parece assim tão fácil. Frustrada duas vezes nos últimos anos, a Chevrolet se vê agora com queda nas vendas e um novo carro elétrico que precisa ser barato.

Como se sabe, o Bolt chegou bem, vacilou em problemas e quando finalmente começou a andar, já era o momento de tirá-lo de circulação. O pequeno em sua BEV2 parecia bem, ganhando até um irmão crossover, o Bolt EUV.

Aliás, o Bolt se tornou protagonista da condução autônoma, tanto para o bem quanto para o mal… Seja como for, o atua voltou a guiar seus próprios passos na Califórnia, enquanto a nova geração, que será feita numa triste Fairfax, pouco se sabe.

O Novo Bolt surgiu das mesmas decisões tomadas em meio à montanha-russa estratégica da GM, que acabou na promessa de híbridos plug-in e na incerta dos elétricos. Mary Barra prometeu um novo carro que, se espera ser mais barato que o Equinox EV, que já falhou em não custar o que prometeram.

gm bolt
gm bolt

Afinal, como tornar um carro grande e tecnicamente caro, um automóvel barato? Não existe almoço grátis. Isso porque ainda falamos do Equinox EV, mas e o Bolt? A Ultium BEV3 é enorme, com o menor deles medindo 4,83 m.

O Bolt atual é pequeno e foi uma boa sacada da GM, exceto por ser uma minivan, corrigido isso com o EUV. Agora, o próximo Bolt não pode ser muito maior e nem mesmo ter o porte de outros da família Ultium, que tem até um “tanque de guerra” na forma do GMC Hummer…

A guerra da GM, contudo, será contra os custos, já que esse Novo Bolt não poderá ser de projeto ou pelo menos conter tecnologia dos chineses. O que ele tem de ter é preço e nesse caso, estamos falando de menos US$ 30.000.

A única saída é uma BEV4 de origem sul-coreana com peças e componentes locais e americanos para não sofrer com Trump, se este ganhar as eleições. Flagra? Nenhum e estamos a menos de um ano da retomada da vida automotiva na referida fábrica em Iowa…

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X