
O Novo Chevrolet Sonic chega somente no próximo ano, mas ele já influi na produção da General Motors em Gravataí, no Rio Grande do Sul, onde a linha de montagem dos modelos Onix e Onix Plus parará novamente.
Segundo o site Auto Indústria, a GM vai suspender a produção entre 5 e 16 de janeiro em Gravataí, quando concederá férias coletivas para os empregados e o motivo, de acordo com o sindicato local, é o ajuste da linha de montagem.
A GM também anunciou aos funcionários a prática de layoff, sendo ela a suspensão temporária de trabalho, a ser efetivada a partir de 22 de dezembro, por um prazo de dois até cinco meses.
Ainda assim, o layoff previsto tem a possibilidade de prorrogação, envolvendo 650 dos 2 mil funcionários da fábrica.
Veja também
Isso também afetará parte do quadro dos sistemistas e fornecedores do complexo da GM na região, uma vez que outros 2 mil empregados trabalham nas empresas ligadas à montadora.
Valcir Ascari, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí e região, revelou que a adequação das linhas de montagem para a produção do Novo Sonic.
Fruto de um investimento de R$ 1,2 bilhão, o Novo Sonic é a esperança da GM para recompor a capacidade produtiva em Gravataí, marcada nos últimos anos com uma série de paralisações devido ao “ajuste de produção à demanda”.
Já a GM não se manifestou sobre a suspensão de produção e o processo de layoff, mas está preparando o terreno para que o Novo Sonic faça o mesmo pela Chevrolet como o rival Tera está fazendo na Volkswagen.
Como se sabe, o VW Tera rapidamente ganhou volume fabril e alcançou o protagonismo na marca, chegando à liderança de mercado no segmento de automóveis e também no próprio portfólio da VW.
O Novo Sonic quer repetir o sucesso do Tera e também do próprio irmão, o Onix, que já chegou a emplacar 22 mil carros num único mês pouco antes da nova geração.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










