Novo Citroën C3 Aircross decepciona e zera em teste do Latin NCAP; Toyota Corolla é rebaixado para quatro estrelas

aircross ncap
aircross ncap

UPDATE: A Stellantis entrou em contato com o Notícias Automotivas, enviando seu posicionamento sobre o resultado do teste do Citroën C3 Aircross no Latin NCAP. O texto segue no final da matéria. 

Decepção. O Citroën C3 Aircross teve um dos piores resultados do Latin NCAP atualmente, com classificação sem nenhuma estrela no teste de segurança, que usou uma versão com dois airbags para avaliação.

O novo SUV da Citroën teve apenas 33% de proteção para motorista, 50% para pedestres e 35% em sistemas de segurança. Faltou alguém aí? Faltaram as crianças… A proteção delas foi de míseros 11%.

O Latin NCAP diz no relatório: “O impacto frontal mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro da frente. O teste de impacto lateral apresentou uma intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes”.

Continuando: “O teste de chicotada cervical (whiplash) obteve proteção deficiente para o pescoço do adulto. A proteção dinâmica para crianças não obteve pontos porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não cumpre com os requisitos do Latin NCAP”. 

Como se sabe, o Aircross só é vendido com dois airbags e nenhum item do pacote ADAS, evidenciando sua proposta de baixo custo, mas não de baixo preço.

No teste, o que impulsionou foram os vidros baixados das portas dianteiras que se projetaram para fora. O Novo Aircross não cumpriu outros requisitos do NCAP, resultando na não obtenção de estrelas na classificação.

corolla ncap
corolla ncap

Já o Toyota Corolla foi um ajuste de pontuação e sua classificação de 2022 caiu de cinco estrelas para quatro, devido à entrada no mercado mexicano de um modelo feito em outra fábrica.

Como as exigências aumentaram, o Latin NCAP anunciou que a Toyota tem todo direito de pedir um novo teste auditado. Sendo ele um carro com sete airbags e pacote ADAS parcial, não seria ruim para a marca japonesa pedir uma revisão.

O Latin NCAP também não foi informado pela Stellantis de qualquer revisão na segurança do Novo Citroën C3 Aircross, sendo um produto importante para a marca francesa por aqui.

Nota da Stellantis sobre o teste:

“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta com ampla proteção ao habitáculo.”

Citroën C3 Aircross – 2 airbags

Toyota Corolla – 7 airbags

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X