Novo Citroën C3: impressões ao dirigir

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O Novo Citroën C3 chega ao mercado nacional com proposta de entrada, com foco no baixo custo e economia de combustível, assim como preço mais baixo, começando em R$ 68.990.

Bem distinto das gerações anteriores, o C3 deixou de ser um hatch compacto premium para ser um carro mais popular, posicionado entre os Fiat Mobi e Argo no grupo Stellantis.

Na prática, ele é um Uno dentro do grupo, sendo designado para ser um hatch com função aventureira, ainda que tenha uma boa simplificação de seu projeto.

Com motor Firefly 1.0 de até 75 cavalos, o Novo C3 manteve seu DNA francês com o velho EC5M 1.6 16V com até 120 cavalos e opção de câmbio automático de seis marchas.

Tendo espaço interno adequado, o pequeno do duplo chevron é o modelo mais simples da marca desde que chegou aqui e sua missão é conquistar clientes novos para a Citroën.

Apresentando visual descolado e porta-malas de 315 litros, o Novo C3 chama atenção nos detalhes, mas peca feio em alguns, indicando intervenção no projeto no pós-Stellantis.

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Oferecido nas versões Live, Live Pack, Feel e Feel Pack, além da First Edition com 2.000 unidades, o Novo C3 aposta no visual com opção em dois tons e mescla de tons.

Com suspensão tendo altura livre do solo de 18 cm, o Novo C3 aposta numa atitude de SUV, mas segue a linha do C4 Cactus, com interior minimalista, até exagerando nesse aspecto.

O conteúdo é adequado à proposta, mas faltam itens como apoio de braço para motorista e piloto automático na versão Feel Pack, tal como conta-giros e banco traseiro bipartido.

Novo Citroën C3 – Impressões visuais

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O Novo Citroën C3 tem uma aparência amigável, com faróis grandes e simples, destaca as luzes diurnas em LED, podendo ter faróis de neblina e molduras brancas, de acordo com a versão e pacote.

Com rodas de aço ou liga leve aro 15 polegadas, o C3 tem linha de cintura alta e Airbumps nas laterais, além de teto retilíneo.

Na traseira, as lanternas são simples, porém com desenho interessante, acompanhando a tampa do bagageiro com bom vão de acesso.

As barras no teto estilizadas é outro ponto para atrair o consumidor, assim como o teto em cor contrastante branca ou preta.

Dentro, o Novo C3 tem um painel com desenho atraente em proposta, destacando os difusores de ar duplos, além de material superior com texturas chamativas e cores destacadas.

Contudo, o Citroën C3 2023 decepciona no cluster, que fica numa moldura originalmente feita para um display de 7 polegadas e luzes de LED para nível de combustível e temperatura da água.

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Infelizmente, isso foi cortado e sobrou uma telinha de pouco mais de 4 polegadas, monocromática e sem conta-giros…

Já a coluna de direção tem ajuste apenas em altura, enquanto o ar condicionado é manual. No lado do passageiro, o porta-luvas tem espaço mediano, longe da geração anterior.

Para simplificar mais a coisa, os vidros elétricos traseiros ficam no console entre os bancos dianteiros, mas pelo menos apresenta duas entradas USB para quem vai atrás.

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Na frente, os vidros elétricos tem comandos nas portas e os retrovisores ficam no painel, enquanto o teto tem apenas luz interna e para-sóis com espelhos sem iluminação.

O acabamento das portas e painel emprega muitos plásticos, enquanto os bancos possuem acabamento em tecido simples, com o banco traseiro inteiriço.

O espaço atrás é mediano, suficiente para sua proposta, assim como a altura interna e ajuste do banco, sendo em média 10 mm mais alto que nos hatches tradicionais.

Já o bagageiro tem bom espaço com 315 litros, estepe fino e bom acesso pela tampa, mas sem banco bipartido.

Novo Citroën C3 – Impressões ao dirigir

O Novo Citroën C3 chega com uma proposta de economia antes de desempenho, com o motor 1.0 Firefly de até 75 cavalos respondendo bem para um carro com pouco mais de 1.000 kg de peso e boa calibração para a missão do novo carro.

Ele apresenta bom torque em baixa e sua relação de marchas é adequada para a função, ainda que os engates sejam um pouco duros e até imprecisos, especialmente na terceira marcha.

O ajuste do trambulador poderia ser o mesmo do Peugeot 208 1.0, bem mais macio e preciso. Já a embreagem tem boa altura e maciez.

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Com direção elétrica leve e progressiva, o Novo C3 1.0 roda com desenvoltura no asfalto e suporta bem paralelepípedos e pisos irregulares, mostrando que o acerto da suspensão foi adequada para ao Brasil.

A altura da suspensão e a robustez aparente em buracos e outras coisas ruins do pavimento brasileiro, são minimizadas pelo conjunto.

Nas curvas, o Novo C3 também se mostrado acertado, sem exageros de inclinação ou maciez excessiva.

Os freios também atendem bem, lembrando ainda que ele tem controles de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em rampa, mas apenas dois airbags.

O handling do Novo C3 1.0 agrada em relação à proposta do carro, com nível de ruído aceitável para sua missão, porém, mais alto que a geração anterior.

Já o Novo C3 1.6 automático – não havia o 1.6 manual no evento de lançamento – responde bem com o motor 1.6 16V de até 120 cavalos, já bem conhecido e com torque bom em baixa rotação.

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Com transmissão automática de seis marchas da Aisin, o C3 se comporta bem e foca no consumo, isso até demais, visto que ele demora para responder em algumas situações, especialmente no modo Eco.

Nota-se de cara que a intenção não é performance, mas conforto e economia como se fosse um CVT, mas o conjunto agrada na missão de levar mais comodidade ao motorista.

Sem conta-giros, porém, não se sabe exatamente como ele trabalha em relação às marchas, nem mesmo durante uso urbano ou rodoviário, tendo apenas os ouvidos como orientação.

As trocas manuais ajudam a obter melhor desempenho, mas sem empolgar.

Com o mais força, o Novo C3 1.6 automático vem bem para viajar e usar no dia a dia pesado das cidades, sendo uma opção interessante, apesar do preço.

De modo geral, o Novo C3 cumpre sua missão, mas poderia ter dado mais atenção a alguns detalhes e usar o Firefly 1.3 com CVT no lugar do EC5M, o que lhe renderia melhor eficiência e desempenho adequado.

Novo Citroën C3 – Galeria de fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X