Novo e caríssimo Cadillac Celestiq, que custa 350.000 dólares nos Estados Unidos, é diferente de tudo que a marca já fez

cadillac celestiq (2)
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Embora muitos possam olhar para o Cadillac Celestiq e enxergar apenas uma versão sedã do também elétrico Lyriq, a realidade vai muito além.

Pode parecer um carro grande, sofisticado e moderno, mas nada na aparência prepara o público para o choque de realidade: o Celestiq custa, no mínimo, 350 mil dólares.

E esse é só o preço base. Na prática, com personalizações e detalhes sob medida, a maioria dos exemplares será vendida por valores ainda mais altos.

cadillac celestiq (1)
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O site Jalopnik abordou essa questão em um artigo que levanta a seguinte dúvida: como a Cadillac conseguiu justificar essa etiqueta de preço tão ousada em um modelo elétrico que, em números, nem é tão impressionante assim?

Com 655 cavalos e autonomia de 303 milhas (cerca de 487 km), o Celestiq fica atrás de modelos bem mais acessíveis, como o Lucid Air, em potência e alcance. Mesmo assim, em poucos meses, a marca já tinha 18 meses de encomendas garantidas.

Segundo a publicação, a resposta está menos nos dados técnicos e mais na forma como o carro é construído. O Celestiq não é um Cadillac comum.

cadillac celestiq (3)
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Ele é montado à mão nos Estados Unidos por trabalhadores sindicalizados e bem pagos, com uma série de técnicas de engenharia que normalmente só vemos em hipercarros artesanais.

O youtuber Jason Fenske, do canal Engineering Explained, listou seis dessas técnicas em um vídeo detalhado.

Entre os destaques está o uso de peças gigantes de alumínio moldadas por fundição em areia — um método caro, demorado, mas extremamente preciso, que garante rigidez estrutural incomparável dentro do portfólio da GM.

cadillac celestiq (4)
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Para viabilizar essa solução, a General Motors chegou a comprar a empresa que fornecia esse serviço à Tesla.

Outra inovação está no próprio pacote de baterias. Ao contrário de outros modelos da GM, como o Hummer EV, o Celestiq utiliza células de bateria dispostas horizontalmente, divididas em cinco módulos diferentes.

Isso economiza espaço e permite variações de espessura ao longo do piso do carro, criando mais conforto para os ocupantes e mantendo uma linha de teto baixa e aerodinâmica.

cadillac celestiq (5)
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Há ainda o uso intensivo de impressão 3D.

São mais de 100 peças feitas com essa tecnologia, muitas em aço ou alumínio, incluindo elementos sofisticados como o acabamento do volante ou os suportes dos cintos de segurança.

A escolha pela impressão tridimensional ajuda a personalizar cada carro conforme o gosto do comprador, mas, novamente, adiciona tempo e custo à produção.

cadillac celestiq (6)
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O Celestiq não é, portanto, um Cadillac qualquer.

Ele representa uma virada de chave da marca americana, que mira diretamente no mercado da Rolls-Royce e Bentley, com um produto exclusivo, refinado e altamente personalizado.

Pode parecer exagero colocar um Cadillac nessa conversa, mas com a atenção que está recebendo e as encomendas fechadas por mais de um ano, talvez o plano esteja funcionando melhor do que se imaginava.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.