Novo esportivo de 3.000 cv da BYD envergonha a Ferrari com preço pela metade e desempenho muito superior

byd u9
byd u9

A BYD acaba de dar mais um passo ousado em sua ofensiva tecnológica e de imagem global.

A marca chinesa revelou o Yangwang U9 02, supercarro elétrico de testes que promete quase 3.000 cv de potência, um feito que coloca o modelo na linha de tiro de hipercarros como a Ferrari SF90 Stradale, mas por menos da metade do preço.

O anúncio veio em clima cinematográfico, com um trailer que lembra produções de Hollywood como Velozes e Furiosos.

O vídeo mostra o esportivo abrindo as portas de um galpão e exibindo soluções aerodinâmicas agressivas, incluindo geradores de vórtice, spoiler discreto e elementos voltados para a máxima eficiência em pista.

Veja também

A BYD já vinha chamando atenção no mês passado, quando o Yangwang U9 Track Edition quebrou o recorde mundial de velocidade para veículos elétricos, atingindo impressionantes 472,41 km/h.

Foi a primeira vez que uma marca chinesa conquistou um marco desse porte, e agora a montadora promete novos recordes globais.

O segredo está na engenharia: o supercarro usa a plataforma e4 com sistema DiSus-X, que permite até que o veículo “salte” obstáculos em demonstrações.

O conjunto inclui quatro motores, cada um capaz de girar a 30.000 rpm, entregando potência combinada de 2.959 cv. Tudo isso com arquitetura elétrica de 1.200V, inédita em produção em série.

O desempenho é igualmente impressionante no papel. Com 1.217 cv por tonelada, o Yangwang U9 deixa para trás a maioria dos hipercarros a combustão e até rivais elétricos renomados.

A proposta não é apenas correr mais, mas também mostrar que a China domina a tecnologia de ponta em software e sistemas de propulsão elétrica.

No mercado interno, o U9 parte de 1,68 milhão de yuans (cerca de US$ 233 mil).

Embora seja um valor alto para os padrões da BYD, especializada em EVs acessíveis, o preço é quase metade do cobrado pela Ferrari SF90 Stradale — e o chinês ainda entrega mais potência e recursos eletrônicos.

O Yangwang U9 02 ainda é um carro de testes, mas já está claro que a BYD quer usar o projeto como vitrine mundial para desafiar o status quo da indústria de superesportivos.

Um recado direto para a Europa: o próximo capítulo da performance automotiva pode vir de Shenzhen, não de Maranello.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.