
A BYD acaba de dar mais um passo ousado em sua ofensiva tecnológica e de imagem global.
A marca chinesa revelou o Yangwang U9 02, supercarro elétrico de testes que promete quase 3.000 cv de potência, um feito que coloca o modelo na linha de tiro de hipercarros como a Ferrari SF90 Stradale, mas por menos da metade do preço.
O anúncio veio em clima cinematográfico, com um trailer que lembra produções de Hollywood como Velozes e Furiosos.
O vídeo mostra o esportivo abrindo as portas de um galpão e exibindo soluções aerodinâmicas agressivas, incluindo geradores de vórtice, spoiler discreto e elementos voltados para a máxima eficiência em pista.
Veja também
By chasing speed, we discovered possibility. By building our dream, we became fearless.
Stay tuned for the pursuit beyond #ThePursuitBeyond
#YANGWANG #U9X pic.twitter.com/9mQPXZ4bdH— BYD (@BYDCompany) September 16, 2025
A BYD já vinha chamando atenção no mês passado, quando o Yangwang U9 Track Edition quebrou o recorde mundial de velocidade para veículos elétricos, atingindo impressionantes 472,41 km/h.
Foi a primeira vez que uma marca chinesa conquistou um marco desse porte, e agora a montadora promete novos recordes globais.
O segredo está na engenharia: o supercarro usa a plataforma e4 com sistema DiSus-X, que permite até que o veículo “salte” obstáculos em demonstrações.
O conjunto inclui quatro motores, cada um capaz de girar a 30.000 rpm, entregando potência combinada de 2.959 cv. Tudo isso com arquitetura elétrica de 1.200V, inédita em produção em série.
O desempenho é igualmente impressionante no papel. Com 1.217 cv por tonelada, o Yangwang U9 deixa para trás a maioria dos hipercarros a combustão e até rivais elétricos renomados.
A proposta não é apenas correr mais, mas também mostrar que a China domina a tecnologia de ponta em software e sistemas de propulsão elétrica.
No mercado interno, o U9 parte de 1,68 milhão de yuans (cerca de US$ 233 mil).
Embora seja um valor alto para os padrões da BYD, especializada em EVs acessíveis, o preço é quase metade do cobrado pela Ferrari SF90 Stradale — e o chinês ainda entrega mais potência e recursos eletrônicos.
O Yangwang U9 02 ainda é um carro de testes, mas já está claro que a BYD quer usar o projeto como vitrine mundial para desafiar o status quo da indústria de superesportivos.
Um recado direto para a Europa: o próximo capítulo da performance automotiva pode vir de Shenzhen, não de Maranello.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias