Novo EV francês de três rodas exige que você pedale para acelerar — e até para dar ré

vigoz cixi (1)
vigoz cixi (1)

Imagine um carro compacto, fechado, que chega a 120 km/h, tem cinto de segurança, suspensão ativa e até marcha à ré.

Agora, imagine que para acelerar esse carro, você precisa… pedalar.

Essa é exatamente a proposta do Vigoz, um veículo elétrico de três rodas criado pela startup francesa CIXI, que promete unir o melhor do carro com a leveza e o esforço físico de uma bicicleta.

Pode parecer inusitado, mas a ideia é séria — e já está em fase final de desenvolvimento.

Veja também

vigoz cixi (2)
vigoz cixi (2)

A proposta do Vigoz é ousada: oferecer um meio de transporte urbano ágil, seguro e com apelo ecológico, mas com um detalhe que o torna único no mercado.

Nada de acelerador, nada de câmbio e muito menos de corrente como nas bikes convencionais.

Em vez disso, o modelo utiliza o sistema PERS (Pedaling Energy Recovery System), que converte diretamente o movimento de pedalar em energia elétrica para o motor.

Quanto mais rápido você pedala, mais rápido o veículo anda. E se você pedalar para trás, ele dá marcha à ré.

vigoz cixi (3)
vigoz cixi (3)

A bateria tem 22 kWh de capacidade — similar à de alguns EVs urbanos — e garante uma autonomia de até 160 km.

O tempo de recarga em uma tomada doméstica é de cerca de 6 horas, e o sistema ainda conta com regeneração de energia na frenagem.

Como é classificado legalmente como um veículo elétrico L5, é necessário ter habilitação para dirigi-lo, mas o modelo oferece muito mais conforto, segurança e desempenho que bicicletas elétricas ou scooters.

Com altura de 1,65 m, o Vigoz foi pensado para ter boa visibilidade no trânsito e estabilidade graças às três rodas, suspensão ativa e direção com sistema Ackerman.

vigoz cixi (4)
vigoz cixi (4)

A suspensão permite que o corpo do veículo incline nas curvas como uma moto, proporcionando uma dirigibilidade dinâmica e segura.

O assento é em posição reclinada, similar à de uma bicicleta reclinada, e os comandos são feitos por pedais e um joystick lateral para direção e freios.

Além do conforto de uma cabine fechada, o Vigoz traz janelas deslizantes, ventiladores internos para resfriamento e um compartimento de carga traseiro para levar bagagens, entregas ou até um segundo passageiro.

Tudo isso sem os problemas típicos de manutenção de correntes ou engrenagens, já que o sistema é eletrônico, silencioso e livre de atrito mecânico.

vigoz cixi (6)
vigoz cixi (6)

Embora ainda esteja em fase de pré-produção e sem preço definido, o modelo será oferecido por assinatura em vez de venda direta, numa proposta semelhante a serviços de mobilidade por demanda.

A ideia é conquistar usuários que querem economizar, se exercitar e ao mesmo tempo fugir dos congestionamentos e da burocracia de um carro tradicional.

A grande dúvida é se o mercado está preparado para um veículo tão fora da curva. Pode ser o início de uma nova categoria de transporte urbano — ou mais um nome na lista de ideias exóticas que não vingaram.

Mas uma coisa é certa: o Vigoz é uma das propostas mais inusitadas e intrigantes já apresentadas no mundo dos veículos elétricos.

The Cixi Vigoz Trike Hits 120 km/h (75 mph) and is Legal on Public Roads.| Designed to be Active

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.