
A Toyota acaba de apresentar um dos seus projetos mais ambiciosos no universo dos carros elétricos: o novo sedã bZ7, revelado oficialmente por meio da joint venture GAC-Toyota na China.
Com visual impactante, dimensões generosas e recheado de tecnologia de ponta, o modelo estreia como o novo carro-chefe da marca no segmento dos EVs — e já dá sinais de que pode abalar a hegemonia de nomes como Tesla Model S e BYD Han.
O bZ7 tem 5,13 metros de comprimento, superando ligeiramente o Model S, e exibe o novo design “martelo” da Toyota, já visto em modelos como o Camry e o Crown. Mas a semelhança para por aí.
A carroceria em estilo fastback, com janelas triangulares e perfil aerodinâmico, transmite um ar de sofisticação que destoa dos Toyota mais tradicionais — é o tipo de carro que você não esperaria da marca japonesa até poucos anos atrás.
Veja também

E o visual não é a única novidade. O bZ7 será o primeiro Toyota a integrar o ecossistema inteligente da Xiaomi, batizado de “Human x Car x Home”.
Na prática, isso significa que o carro poderá se conectar com sua casa e permitir controlar eletrodomésticos pelo sistema de entretenimento ou até pelo celular. Esqueceu o ar-condicionado ligado? O bZ7 resolve.
A lista de parcerias de peso não para por aí. A Toyota também firmou acordos com a Huawei, que fornecerá os motores elétricos e o novo sistema HarmonyOS para a central multimídia, e com a Momenta, que será responsável pelo sistema de condução inteligente.
As versões topo de linha ainda contarão com um sensor Lidar no teto, para navegação autônoma mais avançada, graças à plataforma Momenta 6.0.

Por dentro, o sedã representa um salto em relação ao padrão da Toyota. O painel tem visual limpo e elegante, com tela flutuante central, display exclusivo para o motorista e carregador de celular por indução.
É um ambiente mais refinado e conectado do que se costuma ver em modelos da marca, que historicamente prezava mais pela funcionalidade do que pelo luxo.
Li Hui, gerente geral da Toyota China, foi direto ao explicar o novo caminho da empresa: “Para entregar carros que os consumidores chineses realmente desejam, precisamos da mente e das mãos chinesas no desenvolvimento”.
É um reconhecimento claro de que, para competir no maior mercado de EVs do mundo, a Toyota precisa de colaboração local — e muita tecnologia de parceiros especialistas.

Os detalhes finais sobre preço, baterias e autonomia devem ser revelados até o fim do ano, quando o modelo fizer sua estreia oficial nas lojas.
O bZ7 vai se juntar aos irmãos bZ3X e bZ4X na missão de garantir um espaço relevante para a Toyota na China, em meio a uma guerra feroz entre marcas locais e gigantes globais.
Depois de anos sendo criticada por adotar uma postura conservadora no universo dos elétricos, a Toyota agora parece pronta para acelerar de vez. E, ao que tudo indica, com muito estilo e tecnologia de sobra.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias