panda 26 project 1
O presidente sérvio Aleksandar Vucic revelou que a Stellantis deverá produzir no país eslavo, a versão elétrica do Novo Fiat Panda, modelo amplamente esperado na Europa, dado seu preço acessível.
A Sérvia tem uma planta de produção em Kragujevac, onde foram feitos diversos modelos da Fiat, sendo o mais recente o Fiat 500L.
Vucic afirmou que o comércio entre Sérvia e Itália será reforçado com a presença do Novo Panda elétrico, porém, o presidente sérvio não deu nenhuma data específica para o lançamento da produção.
A declaração de Vucic foi feita após encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o que indica que a Stellantis de alguma forma está envolvida na declaração.
Pelo que se sabe oficialmente, é que o Novo Panda será fabricado pela Fiat perto de Nápoles, onde o atual modelo é feito e a Stellantis tem compromisso com a Itália para manter uma produção consistente na península.
panda 26 project 2
Em 2022, a Stellantis e a Sérvia firmaram um acordo de € 190 milhões para produção de carros elétricos no país, que tem custo de mão de obra inferior ao da Itália e Polônia.
Recentemente, Olivier François, CEO da Fiat, afirmou que o Novo Panda chegará ao mercado europeu em 2024, mais precisamente em julho, trazendo consigo uma versão elétrica.
O Novo Panda promete ser mais barato que o Novo C3 da Citroën e a versão elétrica pode chegar ao continente com preço abaixo de € 20.000, mas não muito distante da proposta do francês.
Com ele, o Novo Panda compartilhará a plataforma modular CMP modificada, já dentro do plano futuro da Stellantis, sendo ela chamada STLA Small.
De porte semelhante ao Novo ë-C3, o Panda elétrico terá uma bateria pequena e motor elétrico igualmente com potência reduzida, ou seja, com números inferiores aos do Citroën, que tem 113 cavalos e bateria de 44 kWh.
Isso ajudaria a reduzir seu custo e deixá-lo ainda mais barato em comparação com o primo do duplo chevron.
[Projeção: KDesign AG/Fonte: ANE]
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!