Novo filme da Netflix tem cena onde carros da Tesla ficam sem controle

tesla filme 1
Reprodução: Netflix. 

[Alerta de spoiler] Como seria um mundo sem comunicações? Pior, o que aconteceria com carros autônomos num ciberataque? Essas são algumas questões tratadas no novo filme da Netflix, “O Mundo Depois de Nós”, recém-chegado à plataforma de streaming.

Numa das cenas do filme, estrelado por Julia Roberts e Ethan Hawke, carros da Tesla aparecem batidos em um acesso de rodovia totalmente bloqueado.

tesla filme 2
Reprodução: Netflix.

O que chama atenção da personagem Amanda (Roberts) é que todos os carros são da Tesla, mas não exatamente apenas do Model 3, mas todos são zero km e aparentemente saíram de um pátio da montadora.

Ao perceber que estão batidos, a personagem alerta o marido Clay (Hawke), que acredita que um dos carros chegando, tem pessoas a bordo, mas não. Ambos, com os dois filhos, precisam desviar de vários Model 3 que se chocam com os demais, ampliando o bloqueio imposto.

O filme traz uma questão importante sobre um ciberataque, já que tecnologias que controlam os carros autônomos, são inteiramente ligadas às redes que, se corrompidas, teoricamente dariam acesso a estes veículos.

tesla filme 3
Reprodução: Netflix.

O assunto já vem sendo discutido há muitos anos, desde os primeiros sistemas de gerenciamento remoto de veículos, com as montadoras se debruçando sobre várias camadas de proteção contra hackers, que poderiam usar os veículos como arma.

Algumas marcas, como a Ford e a própria Tesla, por exemplo, chegaram a fazer desafios para hackers tentarem acessar seus carros remotamente. De fato, alguns conseguiram, inclusive um menino de 14 anos com uma placa Arduino, convertida em um “controle remoto” do Ford Fusion, sendo feito em apenas uma noite…

tesla filme 4
Reprodução: Netflix.

Por conta de casos como esse, as montadora investem na contratação de mentes que consigam burlar as defesas de seus próprios sistema, de modo a torná-los mais seguros para as pessoas.

No filme, os carros da Tesla são parte um ataque e, aparentemente, sua função era apenas bloquear as vias. Todavia, poderia ser usados para algo bem pior…

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X