Novo Golf 9 será totalmente elétrico em 2028 com versões GTI e R

golf gti 380 2024 3

Como falamos recentemente, o Novo Golf 8 sofre com sua impopularidade e faz o modelo clássico da VW ser colocado em questão diante da eletrificação, enquanto rumores diziam que a nona geração ainda manteria os motores a combustão.

Contudo, a revista inglesa Autocar recebeu informações no Salão de Munique 2023 sobre a próxima geração do best seller da Volkswagen, cujo nome é um ativo precioso para o fabricante de Wolfsburg.

O que se descobriu é que o Novo Golf 9 chegará somente em 2028, um atraso considerável, mas em relação ao produto e sim sobre onde ele irá operar, que no caso é a chamada plataforma SSP.

O Golf 9 será o primeiro carro da Volkswagen com essa nova plataforma que promete ser bem mais eficiente e barata em comparação com a MEB atual.

Detalhes foram revelados por Oliver Blume, CEO da VW, que disse: “A arquitetura SSP equilibrará a necessidade de escala e padronização com diferenciação e velocidade”.

Com arquitetura 100% elétrica e digitalizada, a SSP garantirá ao Golf de nona geração, um sistema elétrico de 800 volts com carregadores externos de no máximo 175 kW para recarga rápida de até 80%.

Segundo a VW, a SSP permite recarga de 12 minutos contra 35 minutos da atual MEB, permitindo assim viagens longas com um carro elétrico que precisa estar em sintonia com a realidade do momento.

vw id3 oficial 21 1

Para isso, a SSP garantirá ainda alta demanda de serviços a bordo com a comercialização de funcionalidades que darão renda extra para a VW ao longo do tempo de uso do veículo.

A plataforma terá ainda baterias de lítio unificadas, que ajudarão a reduzir o custo de produção da SSP em 30% em relação à MEB atualmente.

Thomas Schäfer comentou: “A marca sempre tem que se reinventar e trazer coisas novas. Quando trazemos uma nova versão de algo, é melhor que seja uma ótima interpretação com os recursos mais recentes.”

Já sobre o ID.3, o hatch atual é visto pela VW como um “Golf Plus”, só que elétrico e deve conviver com a próxima geração do Golf, que será mais baixo e com capô mais pronunciado que o elétrico de hoje.

Por fim, as versões esportivas GTI e R continuarão, com o GTI tendo tração dianteira e o R mantendo sua força nas quatro rodas.

Schäfer comentou: “No futuro, ensinamos ao mundo o que é um GTI e dissemos ao mundo o que é o R, então seria ridículo reeducar as pessoas [sobre os VWs de desempenho]”.

O chefe da VW finalizou: “O GTI com [o] Golf sempre foi lendário. Nós continuaremos. Precisamos de substância para isso, com desempenho. Estamos trabalhando em um modelo de desempenho com veículos elétricos para levar o GTI adiante.”

[Fonte: Autocar]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X