Exatamente 50 anos após o lançamento do Golf GTI na Alemanha, a Volkswagen colocará no mercado internacional (sim, porque esperamos que ele venha ao Brasil) a nona geração do hatch com sua versão esportiva, porém, 100% elétrica.
Quem diz isso é Andreas Mindt, designer-chefe da Volkswagen que, nas redes sociais, anunciou que o próximo Golf GTI chega em 2026 como um carro elétrico de alto desempenho.
Com 2,8 milhões de unidades vendidas, o Golf GTI é um clássico esportivo que merece seguir adiante e a Volkswagen sabe bem disso, já que o peso do nome é uma arma importante para alcançar volumes bons num mundo eletrificado.
Numa imagem, Mindt mostra o conceito GTI, mostrado recentemente, que representa uma versão de desempenho do ID.2all, com motor dianteiro e força somente nas rodas da frente, naturalmente.
Na imagem, ele aparece ao lado do Golf GTI clássico de 1976, indicando não oficialmente que o ID.2all não será um sucessor do Polo e sim do Golf, ainda que o porte do conceito tem relação direta com o hatch compacto e não o médio.
É meio confuso sim e a VW parece gostar disso, pois desta forma, não dá aos concorrentes indicações óbvias do que fará com a próxima geração do Golf. Como se sabe, esta seria a última usando motores a combustão, mas pode não ser.
O último Golf a combustão pode estar na atual geração 8 e como a VW precisa vender carros elétricos em volume, do que ainda depender da combustão sem uma solução definitiva para seus custos com produção de veículos elétricos.
Tendo 4,05 m de comprimento, o ID.2all é bem menor que o Golf, com 4,284 m atualmente, porém, tem 1,812 m de largura, mais até que os 1,789 m do hatch médio.
A base é menor, com 2,60 m ante 2,63 m do Golf, mas isso é o de menos, já que a MQB-Light pode ser esticada e o próximo Golf tenha por volta de 4,30 m de comprimento e 2,65 ou 2,70 m de entre eixos.
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