
O rei dos entusiastas de esportivos voltou para um lugar em que ele desembarcou em 1993, o Golf GTI. O hot hatch mais famoso do mundo ganhou o coração dos brasileiros com um conjunto que encanta com sua representação fiel da sigla “Gran Turismo Injection”.
O consagrado motor EA888 chega em nova geração, o Evo4, produzindo 245 cavalos e 37,7 kfgm de torque, sendo assim 15 cavalos de potência a mais, 3 km/h a mais no teste de slalom e 4 segundos no tempo de volta na pista de testes na Alemanha.
Já o câmbio de dupla embreagem DSG de 7 velocidades, que permite a função de Launch Control no modo Sport, tem tempo de resposta 13% menor, levando o GTI de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, nove centésimos abaixo da geração anterior.

Na suspensão, o eixo dianteiro MacPherson tem taxa de mola 15% maior e 5% maior no eixo traseiro Multilink. O conjunto, aliado ao sistema XDS e ao diferencial eLSD, permite uma distribuição de tração mais aprimorada, aderência mais perceptível em curvas e precisão no controle de direção.
Veja também
O Novo GTI tem na dianteira, grade em colmeia e frisos vermelhos, marca registrada do modelo, além de ser o primeiro da marca no Brasil a receber o logo VW iluminado, acompanhado da luz na grade e dos faróis full LED.
Camuflados no desenho de colmeia, os faróis de neblina têm formato de “favos de mel” com cinco pontos de cada lado, exclusivo para o GTI.

Nas laterais, a silhueta clássica do hatch recebe entre eixos de 2,63 m e as rodas de 18 polegadas Jerez, design herdado do Golf R e presente no modelo que estará no Brasil.
Os discos de freio ventilados de 312 mm (na dianteira) acompanham as pinças de freio vermelhas. Na traseira, as lanternas 100% em LED tem ao centro o logo da VW que funciona para abertura do porta-malas e para esconder a câmera de ré escamoteável. No difusor traseiro, as duas pontas do escapamento completam o visual esportivo.
Dentro, o cluster Digital Cockpit Pro de 10,2 polegadas oferece três modos de visualização novos e exclusivos para o GTI, com destaque para funções esportivas para marcação da pressão de turbina, potência do motor, força G, entre outros.

O volante com as funções de ADAS retorna aos botões físicos para o motorista e trás acabamento perfurado, costuras vermelhas, badge GTI na base e aquecimento.
No console, a central multimídia entrega tela de 12,9 polegadas com navegação embarcada, Apple Carplay e Android Auto sem fio, teclas de acesso rápido, controles de ar-condicionado e a assistente de voz IDA da VW pela primeira vez no Brasil.
O GTI traz sistema de som Harman Kardon com nove alto-falantes e 480W de potência, enquanto o Ambient Light da cabine tem opção de 30 cores e temas.

O hot hatch dispõe de quatro modos de condução: Eco, Comfort, Sport e Individual. Há também o modo Sport, ativação do Sound Actuator na cabine, simulando o ronco do motor, mais os “pops & bangs” na configuração de fábrica.
Em assistência ao motorista, o GTI traz ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) com Stop&Go, passando pelo Emergency Assist, Blind Spot Monitoring e o Travel Assist, que agora permite trocas de faixa sem auxílio do condutor.
Um carregador por indução de 45W está acima do botão Start&Stop que pulsa até o motorista dar a partida. Já a manopla de câmbio é inédita, bastando um clique para cima ou para baixo para engatar as marchas, assim como o freio de estacionamento eletrônico.

O Golf GTI é oferecido com duas opções de bancos, sendo uma em couro Vienna com ajuste elétrico, ventilação e memória ou com o tradicional tecido xadrez, em composição inédita na oitava geração do Golf. Ambas têm aquecimento. No teto, o acabamento preto se mistura com o teto solar panorâmico de série.
Serão quatro cores disponíveis na cartela de configuração: Vermelho Kings, Preto Mythos, Branco Puro e Cinza Moonstone.
Finalmente, a partir de 6 de setembro, estará aberto o GTI Experience, formato de pré-venda exclusivo que criará um grupo de compradores do esportivo com contato individualizado, um onboarding no GTI Experience Club e um kit personalizado.
Volkswagen Golf GTI 2026 – Galeria de fotos
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias