Um carro elétrico com bateria semi-sólida, mais de 500 km de autonomia e preço inicial na faixa dos R$ 60 mil? É isso que a montadora chinesa MG promete entregar com o lançamento global do novo MG4, previsto para o próximo mês.
A marca afirma que este será o primeiro EV de mercado massivo a utilizar essa nova geração de baterias, com potencial para abalar o setor automotivo mundial.
Segundo o gerente de marca da MG, Chen Cui, a bateria fornecida pela QinTao Energy utiliza apenas 5% de eletrólito líquido, o que a classifica como semi-sólida.
Esse tipo de tecnologia oferece vantagens claras em relação às baterias LFP tradicionais, como maior densidade energética e desempenho superior em climas frios, com destaque para um ganho de quase 14% em temperaturas de –7°C.
A autonomia estimada, de até 537 km segundo o ciclo CLTC, é resultado de um pacote de baterias de 70 kWh aliado a um motor de 161 cavalos em configuração de tração traseira.
Além do desempenho, o MG4 chama atenção pelo custo-benefício: o modelo deve ser lançado com preços entre 80 mil e 120 mil yuans, o que equivale a algo entre 11 mil e 16,5 mil dólares, o que dá entre R$ 60.000 e R$ 90.000.
A comparação com o já popular BYD Dolphin é inevitável. Apesar de serem concorrentes diretos, o MG4 traz vantagens em porte, tecnologia e autonomia.
Enquanto o Dolphin conta com duas opções de bateria LFP — 44,9 kWh e 60,48 kWh — o MG4 vai além, entregando mais espaço interno, maior alcance e um sistema de cockpit inteligente desenvolvido em parceria com a Oppo, gigante chinesa da tecnologia.
O primeiro MG4 equipado com a nova bateria saiu da linha de montagem da fábrica da SAIC em Nanjing no dia 14 de julho.
O lançamento oficial será no próximo dia 5 de agosto, e a expectativa é de que ele também seja oferecido em mercados internacionais, já que a MG tem planos ambiciosos para expansão fora da China.
Com os preços cada vez mais competitivos e a guerra dos EVs se acirrando, sobretudo impulsionada pela BYD, a entrada de um modelo como o MG4 pode representar uma nova fase na popularização dos carros elétricos no mundo.
Se entregar o que promete, esse hatch pode se tornar o novo símbolo da revolução elétrica vinda do Oriente.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!