Se você acha que entende bem o que significam 300, 500 ou até 1.000 cavalos em um carro, prepare-se para rever seus conceitos.
Uma nova fabricante italiana chamada Giamaro Automobili revelou o Katla, um hipercarro inacreditável com nada menos que 2.127 cv e 204 kgfm de torque, tudo saindo de um motor V12 com quatro turbos — sem eletrificação, sem assistência híbrida, só combustão furiosa.
Apresentado em Modena, berço da tradição automobilística italiana, o Katla faz sua estreia como uma declaração de ousadia técnica.
Segundo a marca, o motor foi desenvolvido completamente do zero com configuração “hot V” de 120 graus.
A disposição dos quatro turbos entre os bancos de cilindros ainda levanta questões técnicas, especialmente no quesito resfriamento, mas os italianos parecem confiantes.
A distribuição dessa potência descomunal é feita exclusivamente para as rodas traseiras por meio de uma caixa automatizada de sete marchas da CIMA.
Uma transmissão de dupla embreagem com 11 marchas também está em desenvolvimento. Isso tudo em um carro com apenas 1.450 kg, graças a um monocoque de fibra de carbono de apenas 170 kg.
O Katla terá três níveis de potência ativados por chaves diferentes. A branca limita a entrega entre 395 cv e 789 cv para uso “tranquilo” (se é que isso é possível).
A preta libera 1.647 cv, e a vermelha solta os 2.127 cv completos — e provavelmente exige um contrato, um testamento e uma oração antes de ser girada.
O carro traz suspensão ativa com componentes usinados em alumínio sólido, freios de carbono-cerâmica e um aerofólio traseiro ativo que atua como freio aerodinâmico. A altura da suspensão e os amortecedores também são ajustáveis.
Visualmente, o Katla chama atenção por sua agressividade bem medida.
Os dois dutos enormes no teto alimentam o V12, enquanto as entradas quadradas na dianteira — com luzes diurnas integradas — são inspiradas em aviões de caça.
O interior segue a mesma filosofia, com console central que remete ao painel de controle de uma aeronave, telas digitais e uso farto de alumínio e carbono exposto.
E cada Katla será único. Além das cores e acabamentos, o comprador poderá personalizar o comportamento da direção, mapeamento do acelerador e até a calibração da suspensão.
“Não construímos carros para os clientes, construímos com eles”, dizem os fundadores Giacomo e Pierfrancesco Commendatore.
Mas a Giamaro não parou por aí. No mesmo evento, a marca revelou o Albor — uma versão off-road do Katla com o mesmo V12 quadriturbo, só que com suspensão elevada e visual mais radical.
Inspirado em um vulcão de Marte, o Albor promete ser um hipercarro para qualquer terreno, embora ainda não esteja claro se terá tração integral.
O lema da empresa? “Por que não?”.
Diante de tamanha ousadia, essa simples pergunta talvez seja a melhor explicação para o surgimento do Katla — um carro que não apenas quer ser rápido, mas provocar emoção, identidade e uma conexão quase espiritual com quem estiver ao volante.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!