Novo Hurricane humilha o lendário Hemi V8 em tudo: é mais rápido, mais forte e ainda mais barato

jeep hurricane twin turbo engine
jeep hurricane twin turbo engine

O Hemi V8 é uma lenda americana — disso ninguém duvida.

Mas, na prática, o novo motor Hurricane seis cilindros biturbo da Ram mostrou que tradição não ganha corrida. E nem briga por custo-benefício.

Testes realizados pela Car and Driver com a nova Ram 1500 2026 colocaram frente a frente as duas opções mais potentes da linha: o clássico V8 de 395 cv e o novo Hurricane, oferecido em versões de 420 cv (standard) e 540 cv (high-output).

Os resultados não foram nada bons para o velho Hemi.

Veja também

No teste de aceleração, a Ram 1500 com motor V8 precisou de 6,0 segundos para chegar a 96 km/h.

A mesma picape, equipada com o seis cilindros de 420 cv, fez o mesmo em 4,8 segundos.

ram 1500 hurricane 6 2
ram 1500 hurricane 6 2

E com o Hurricane mais potente, a marca caiu para 4,2 segundos — quase dois segundos mais rápido que o Hemi.

Mais impressionante: esse desempenho foi registrado em uma versão com tração 4×4 e caçamba longa, nem sequer disponível com motor V8.

Mas o Hurricane não bate o Hemi apenas na velocidade.

No torque, o seis cilindros standard entrega 64 kgfm, contra 55 kgfm do V8, e o faz mais cedo na faixa de rotações, garantindo respostas mais rápidas.

No consumo, segundo a EPA, o Hurricane com tração nas quatro rodas faz 8,1 km/l, enquanto o V8 fica em 7,6 km/l.

Pode parecer pouco, mas em um veículo pesado como a Ram, cada gota conta.

Mais doloroso ainda é o preço.

Dependendo da configuração, escolher o V8 pode custar até US$ 3.000 a mais (cerca de R$ 16.500) do que o Hurricane standard — que já é US$ 1.695 acima do motor básico V6 Pentastar.

Ou seja: quem escolhe o V8 paga mais por menos desempenho e mais consumo.

Ainda assim, o Hemi tem seus defensores.

O motor ainda entrega aquele ronco visceral de V8, com 81 decibéis no acelerador a fundo — algo que o Hurricane não consegue imitar.

Além disso, a confiabilidade de longo prazo do Hemi pode pesar na balança, com anos de reputação sólida no mercado americano.

E mesmo na hora de puxar carga, o Hurricane também se destaca: quando equipado com o diferencial de 3,92, consegue superar o V8 em capacidade de reboque, algo antes impensável para um seis cilindros.

Para quem busca desempenho, eficiência, economia e força de trabalho, o novo Hurricane é o verdadeiro protagonista da próxima geração de picapes da marca.

O Hemi ainda pode emocionar pelo som — mas, nos números, o passado perdeu para o presente.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.