Novo Kia K3 pode ser o 1.0 híbrido flex prometido para o Brasil

kia k3 2024 1

José Luiz Gandini, presidente da Kia para o Brasil, revelou planos do representante da marca coreana para os próximos anos e nele está prevista a chegada de dois novos SUVs eletrificados (Niro EV e EV9) e um híbrido flex com motor 1.0 litro.

Ao site Auto Indústria, Gandini comentou: “Sei apenas que tem programação para 2025. Será um modelo maior que o Rio e menor que o Cerato, em versões hatch e quatro portas. Terá motor a gasolina para os mercados globais e flex para o Brasil”.

kia k3 2024 7

Olhando para o mercado de carros flex e o recente movimento de algumas montadoras em direção ao carro híbrido flex, Gandini revelou algo interessante sobre o projeto da Kia. O executivo disse: “A iniciativa partiu da própria Kia. Em outubro, farei reunião em Seul e, daí, terei mais informações.”

Pela descrição dada por Gandini, o novo carro pode ser o Novo Kia K3, confirmado para produção no México, mas que não é identificado como um Novo Cerato, apesar da proposta parecer ser exatamente essa.

kia k3 2024 5

O Novo K3 foi divulgado na Coreia do Sul com 4,55 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,48 metros de altura e 2,67 metros de entre eixos, com porta-malas tendo 544 litros, portanto, menor que o Cerato que saiu.

Aparentemente seria um modelo inédito, mas este modelo acima está sendo relacionado como sucessor do Kia Rio, mesmo sendo identificado pela marca como K3, identificação para a Coreia do Sul para o Cerato ou Forte.

kia k3 2024 6

Não se sabe ainda se um Novo Cerato ficará maior que o atual para colocar esse K3 como um modelo intermediário, mas outro detalhe interessante, mencionado por Gandini, é que o carro terá uma versão hatch.

Sobre a tecnologia de híbrido flex com motor 1.0 litro, este último certamente será o Kappa 1.0 modificado para um ciclo Atkinson, devendo ser a versão TGDI por conta da potência e torque correspondentes a um motor 1.6 GDI, usado pela Hyundai-Kia em alguns híbridos comuns.

kia k3 2024 4

Considerando o uso do Kappa 1.0 TGDI Flex (F3LB), os 106 cavalos e 14,0 kgfm entre 1.600 e 3.500 rpm, mais um motor elétrico de 44 cavalos, contribuiriam para uma potência combinada de 140 cavalos,  suficiente para tornar o Novo K3 rival do Corolla Hybrid 2025, que deverá ter por volta da mesma cavalaria.

Kia K3 2024 – Galeria de fotos

[Fonte: Auto Indústria]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Sem categoria

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X