Novo Kia Sportage 2023: impressões ao dirigir

kia sportage 2023 impressoes na 1 1

O Kia Sportage 2023 chegou ao mercado nacional com a quinta geração do SUV médio coreano, que desembarca da Europa com propulsão hibridizada e com preços a partir de R$ 224.990.

Como já se sabe, o SUV chega em sua variante europeia, que é menor que a sul-coreana, mantendo o porte no mesmo padrão da geração anterior.

Tendo proposta de maior eficiência em consumo e emissão, o Novo Sportage agrega um visual muito diferente das gerações anteriores, chamando atenção por mesclar por formas muito distintas.

Além do visual, o Novo Sportage utiliza uma nova plataforma projetada para ser eletrificada e isso significa adicionar bateria de lítio e um propulsor elétrico no lugar de um alternador comum.

Com o sistema trabalhando em 48 volts, mais freios regenerativos e um gerenciamento eletrônico, o Novo Sportage assumiu um conjunto MHEV.

Neste micro-híbrido com o motor Smartstream-G 1.6 T-GDi, a potência chega a 180 cavalos a 5.500 rpm e 27 kgfm a 1.500 rpm.

kia sportage 2023 impressoes na 5 1

Tendo transmissão de dupla embreagem com sete marchas e tração dianteira, o Novo Sportage tem consumo de 11,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.

Estreando tecnologias como um pacote ADAS+, o Sportage adicionou um cluster-infotainment de duas telas de 12,3 polegadas, seguindo tendência recente.

Adicionando novo volante, bancos mais confortáveis e espaço interno condizente, o SUV da Kia tem 562 litros.

Bem completo na versão EX Prestige, o Novo Sportage tem de faróis full LED até teto solar panorâmico, passando por bancos ventilados, ar condicionado dual zone, várias entradas USB-C e modos de condução, chamam atenção.

Tendo previsão de 250 unidades por mês, o Novo Sportage estará sujeito a mais aumentos de preço conforme os lotes chegam da Europa, sendo isso devido à variação cambial.

Kia Stonic 2023: preço, consumo, interior, equipamentos

Kia Sportage 2023 – Impressões visuais

kia sportage 2023 impressoes na 2 1

 

O Novo Sportage chama muito atenção pelos detalhes apresentados, com a frente tendo faróis em forma de losango, bem como luzes diurnas em bumerangue. Detalhes metalizados na grade, assim como faróis de neblina, sendo todo o conjunto em LED na EX Prestige.

As laterais possuem superfícies suaves, com retrovisores apoiados nas portas, vincos marcando as colunas C e barras no teto em preto brilhante, integrando o teto solar.

Na traseira, as lanternas em LED com desenho fluido deixando o visual do conjunto agradável, enquanto a tampa ficou mais limpa e com vigia tendo limpador invertido, colocado perto do teto, sob o defletor de ar.

kia sportage 2023 impressoes na 22 1

Já o para-choque exclui saídas de escape em molduras, com o cano curvado sob a proteção da carroceria.

Por dentro, o Novo Sportage tem um visual moderno, com cluster configurável com três estilos de instrumentos novos modos Eco, Normal e Sport, mais imagens circulares das câmeras quando acionados os piscas.

Há também indicação de recuperação de energia da bateria, entre outras funções, enquanto o volante tem novo layout com comandos multifuncionais.

Console em preto brilhante com botão giratório tem posição P do câmbio, além de botões para aquecimento e ventilação, inclusive do volante, com o freio de estacionamento e luzes no lado esquerdo do painel, fazem parte do conjunto.

Os bancos em dois materiais com couro e tecido diferenciado, além de ajustes elétricos.

kia sportage 2023 impressoes na 20 1

O ambiente tem luzes diurnas em LED, enquanto a parte traseira emprega encostos ajustáveis e difusores de ar ao centro do conjunto.

Já o bagageiro tem tampa automática com sensor e iluminação, além de estepe e cobertura móvel.

Kia Sportage 2023 – Impressões ao dirigir

O Novo Sportage foi testado ao longo de uma viagem entre Araxá-MG e Franca-SP, onde pudemos experimentar o SUV da Kia, que tem primeiramente uma condução comportada, com uma calibração voltada para o consumo.

O propulsor de quatro cilindros tem turbocompressor e injeção direta de combustível, mas apesar de o câmbio ser de dupla embreagem com sete marchas, ele lembra mais um CVT.

Isso não é demérito, já que o foco da proposta é a eficiência energética e até a transmissão não é a mesma usada nos carros da Kia com o 1.6 T-GDi com DCT, mas sem nenhum recurso híbrido.

kia sportage 2023 impressoes na 28 1

Nos modos Eco e Normal, essa sensação é maior, porém, com o modo Sport, a eletrificação fica em segundo plano para um conjunto realmente mais parecido com as características do conjunto motriz.

De rodar suave na cidade, o Kia Sportage 2023 chega a desligar o motor em desacelerações, indicada pelo conta-giros virtual, mas a transição é suave e silenciosa, não indicando a mudança.

Na cidade, o giro fica em 1.500 rpm e com boa retomada de velocidade, assim como força suficiente para subidas sem muito esforço, ainda que em alguns momentos, o ponteiro avance para 3.000 rpm, lembrando aí um aspirado com CVT.

Já na estrada, o Kia Sportage 2023 tem uma condução agradável, com giro subindo bem nas ultrapassagens com modos Eco e Normal, neste menos, mas no modo Sport, isso vem com um desempenho extra.

Usando o recurso dos paddle shifts, garante-se um desempenho muito melhor, com subida de giro até 5.500 rpm.

Com direção elétrica leve e responsiva, o Novo Sportage é agradável ao dirigir na estrada, onde se chega a 2.000 rpm a 110 km/h.

kia sportage 2023 impressoes na 16 1

Já a suspensão macia sofreu com as ondulações intermináveis no trecho mineiro da estrada, ainda mais com buracos e depressões, com as rodas aro 19 polegadas suportando o esforço extra.

Nesse ambiente, o que surpreendeu realmente foi o assistente de faixa e saída de pista, que centra o carro na faixa de rolamento, sendo usado com o controle de cruzeiro adaptativo ou independente.

Foi o primeiro que vimos que manteve o carro centrado com oscilação considerável da carroceria por conta das ondulações e remendos de asfalto, que alteram naturalmente o movimento a estabilidade do veículo.

Nesse caso, o sistema fez movimentos contínuos da direção, mantendo o carro na faixa, mesmo que as correções provocassem oscilações na carroceria.

Esta última talvez seja a parte incômoda para quem vai ao banco traseiro, mas em segurança, manteve o carro mesmo em curvas com esses defeitos da estrada.

Numa via melhor, o sistema atua como as demais, mantendo o rodar suave e a segurança.

kia sportage 2023 impressoes na 23 1

Outro detalhe é que o tempo de alerta de controle do motorista é pelo menos duas vezes maior que de outros sistemas, chegando quase a um minuto.

Isso dá uma ideia de como os carros com níveis 3 e 4 de automação funcionarão em condições realmente ruins de condução.

Com freios adequados, boa estabilidade e recursos como monitoramento de ponto cego com imagens no cluster, o Kia Sportage 2023 se mostrou um carro muito bom em nosso teste.

Outros detalhes mais específicos do dia a dia, assim como de consumo, somente numa Avaliação NA, se esta for possível.

Kia Sportage 2023 – Galeria de fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X