
Na França, a Stellantis, em parceria com a Saft (uma subsidiária da TotalEnergies), apresentou um protótipo de um veículo com tecnologia IBIS — um projeto de pesquisa colaborativa com sede no país.
O objetivo é desenvolver um sistema de armazenamento de energia e conversão elétrica mais eficiente, sustentável e econômico.
Com os testes em estradas já em andamento, este marco representa um grande salto no avanço da eletrificação para aplicações energéticas móveis e fixas de energia, segundo a Stellantis.
O primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) totalmente funcional equipado com o sistema IBIS é uma unidade do novo Peugeot e-3008, construído sobre a plataforma STLA Medium.
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A Stellantis diz que esse protótipo é resultado de anos de trabalho em design, modelagem e simulação realizados pela Stellantis e a Saft, com apoio da E2-CAD, Sherpa Engineering e parceiras como CNRS, a Université Paris-Saclay e o Institut Lafayette.
O IBIS revoluciona o conceito do sistema de powertrain elétrico ao integrar diretamente as funções de inversor e carregador à própria bateria — independentemente da química ou da aplicação.
De acordo com a empresa, essa arquitetura é compatível com corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), permitindo o carregamento direto no motor ou na rede elétrica, ao mesmo tempo, em que alimenta o sistema de 12V do carro.
A tecnologia permite até 10% de ganho em eficiência energética (ciclo WLTC) e 15% de aumento de potência (172 kW contra 150 kW), mantendo a dimensão da bateria.
Fora isso, há também redução de peso e espaço, diminuindo o peso do veículo em cerca de 40 kg e liberando até 17 litros de volume, favorecendo a aerodinâmica e oferecendo mais flexibilidade no design.
Outro ponto favorável é o carregamento mais rápido: os primeiros testes indicam uma redução de 15% no tempo de recarga (por exemplo, de 7 para 6 horas em um carregador AC de 7 kW), além de economia de 10% no consumo de energia.
Por fim, a manutenção é simplificada: facilita o serviço técnico e amplia o potencial de reutilização de baterias em segunda vida, tanto em veículos quanto em aplicações estacionárias.
O IBIS também simplifica a manutenção e facilita o reaproveitamento de baterias usadas em aplicações fixas de energia, reduzindo a necessidade de recondicionamento complexo.
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